Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
10 de OUTUBRO – Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas!
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
Artigos
Sabemos que a escola é o espaço público onde nossas crianças e jovens passam boa parte do seu tempo, pois ela tem um papel social fundamental, é nela que nós recebemos boa parte do processo de aprendizagem para o nosso desenvolvimento intelectual.
A escola assim como sua organização revela muito sobre a vida que ali se desenvolve, em especial o papel dos educadores que se empenham na tarefa de despertar uma consciência crítica em relação a várias questões sociais. E, a partir de agora, com o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas, surge também a tarefa de construir nas crianças e jovens uma cultura nacional de Promoção a Saúde do Trabalhador.
Ter o espaço e a organização escolar, como mais uma ferramenta para que possamos abolir a violência no mundo do trabalho que se traduz em mortes e acidentes graves é um grande salto que damos para em um futuro não muito distante poder afirmar que teremos de fato um trabalho decente.
Como demonstra as diversas estatísticas, em especial citamos os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as doenças profissionais continuam sendo as principais causas das mortes relacionadas com o trabalho, pois segundo estimativas da OIT, de um total de 2,34 milhões de acidentes mortais de trabalho a cada ano, somente 321 mil se devem a acidentes. As restantes 2,02 milhões de mortes são causadas por diversos tipos de enfermidades relacionadas com o trabalho, o que equivale a uma média diária de mais de 5.500 mortes.
Importante citar que dentre estes dados existem vários casos de professores e outros profissionais da escola que também são vitimas de doenças profissionais ou do trabalho, com destaque ao crescente número de transtornos mentais e comportamentais, doenças do sistema nervoso e lesões por esforços repetitivos, sendo estes muito comuns para o trabalho em escola.
Também não podemos deixar de dar destaque ao papel social da escola ao tratar este tema, pois ao construir em nossas crianças uma cultura de promoção a Saúde do Trabalhador terá no futuro um cidadão consciente de que trabalho ou qual tipo de ambiente de trabalho ele quer estar exposto, pois diferente de nós, saberão com antecedência os males que podem ser provocados em sua saúde, ao escolher aquela profissão ou aquele ambiente de trabalho.
Ao sancionar a LEI Nº 12.645, DE 16 DE MAIO DE 2012, que institui um dia dedicado à segurança e à saúde nas escolas o Brasil, mostra que de fato estamos tratando a saúde do trabalhador como um direito humano fundamental, através de política pública que irá utilizar todas as estruturas de estado para que possamos efetivar o trabalho decente!
Arnaldo Gonçalves, secretário de Segurança e Saúde no Trabalho da Força Sindical