Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
10% do PIB na Educação, já!
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
Artigos
Jair Lima
O jornal O Globo de domingo (29) publicou uma extensa reportagem com os números da frequência escolar no Brasil. Muitos dados impressionam. Um deles mostra que 1 milhão de crianças brasileiras ainda não têm acesso à escola pública.
Esse é apenas um dos problemas. Mas aqui mesmo, no Estado de São Paulo, o mais rico da Nação, convivemos com escolas de lata, merenda escolar terceirizada de má qualidade, insegurança para professores e alunos, ação de traficantes junto a crianças e adolescentes e comprefeitos que se recusam a pagar o Piso do Professor ou a praticar a hora-atividade garantida em lei.
Não sou especialista em Educação. Mas sei dos problemas que esse setor sofre, pela falta de políticas públicas comprometidas com o ensino e com a omissão de gestores públicos sem o mínimo amor à Educação, ou seja, sem o mínimo amor à Pátria.
O Brasil tem destacados educadores, verdadeiros apóstolos da educação, que ensinam e dignificam. É o caso de Anísio Teixeira, Paulo Freire, Darcy Ribeiro e outros. E de governantes, como Leonel Brizola. Quando governou o Rio Grande do Sul, no final dos anos 1950 início dos 60, o engenheiro-governador construiu 6.043 escolas, muitas delas modestas casinhas de madeira na zona rural. O próprio líder do MST, João Pedro Stédile, costuma recordar que frequentou uma daquelas modestas escolas e que deve muito ao que aprendeu naquele ambiente íntegro e civilizatório.
Por tudo isso, e por muito mais, é que nosso Sindicato (Stap) apoia o movimento nacional e popular por 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a Educação.
O Brasil cresceu em muitos setores nos últimos anos. Mas os avanços na Educação deixam a desejar, trazendo a ameaça real de perdemos o bonde da história.
Vivemos a chamada era da informação, em que a Educação faz a diferença. País que investir, maciçamente, em Educação, caminhará para o futuro. Quem não investir, maciçamente, ficará atado ao atraso.
10% do PIB na Educação, já! É uma bandeira justa, que tem total apoio do nosso Sindicato.
Jair Lima, é Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Guarulhos (Stap)