Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
8 OUT 2025

Imagem do dia

Seminário Pré-COP30; FOTOS

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Artigos

100 dias de trabalho

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Artigos

100 dias de trabalho

Por: Carlos Andreu Ortiz

Meu primeiro momento no comando da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo

Dia 19 de junho completaremos 100 dias na condução da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) do estado de São Paulo.
Fazendo um balanço deste período, só tenho motivos para comemorar. Foram muitas realizações e, em um trabalho incansável da equipe, muitos projetos concretizados e outro tanto em andamento.

Entre as várias ações da SERT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, Programa Estadual de Qualificação Profissional, Frente de Trabalho, Time do Emprego, Banco do Povo e outros – nos envolvemos muito rapidamente com uma questão que considero fundamental para o trabalhador: sua saúde. Desde o início da gestão, em 9 de março, me preocupei com a defesa do profissional, muitas vezes exposto a perigos no ambiente de trabalho. Fizemos reuniões com entidades bastante representativas – Fiesp e Federações de Trabalhadores, por exemplo – e juntos poderemos construir alternativas para a garantia de maior segurança e saúde para o trabalhador.

Em relação aos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), nesses primeiros 100 dias, 6 foram inaugurados  contemplando os municípios de Itupeva, Rio das Pedras, Taubaté e Brotas além de dois na Capital – Lapa e Imigrantes. Além disso, já estão previstas mais cinco inaugurações para este ano – Bastos, Piraju, Itajobi, Rosana e Laranjal Paulista.

É com muito orgulho que hoje podemos chegar ainda mais próximo do cidadão, levando ofertas de emprego, facilitando serviços como intermediação de mão de obra, emissão de carteira de trabalho e previdência social, habilitação ao seguro desemprego. Nos PATs, o cidadão também pode se inscrever para o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e no Programa de Apoio a Pessoa com Deficiência (PADEF).

Os PATs, é de nosso interesse que, ainda este ano, passem por uma completa reformulação tanto nas suas instalações – tornando os espaços mais modernos e adequados a todos os cidadãos, incluindo aqueles com deficiência – quanto na valorização e recapacitação dos funcionários dos postos. Foi pensando no indivíduo, em cada pessoa – o jovem, a mulher, o homem, o idoso, aquele com deficiência – que projetamos a reformulação dos postos. Com certeza, em breve, a partir deste projeto maravilhoso, o cidadão vai poder contar com o mesmo serviço de excelência em um lugar muito mais adequado à sua necessidade.

O Banco do Povo Paulista (BPP), outra ação desta Secretaria, fez o sonho do negócio próprio se transformar em realidade para mais de 10 mil pessoas durante esses cem dias. É a microeconomia local sendo alimentada por recursos emprestados pela SERT. Hoje, o BPP está presente em 474 municípios.

Destes, 11 foram inaugurados nessa gestão – Aramina, Boa Esperança do Sul, Bofete, Flora Rica, Guatapará, Itanhaém, Juquiá, Pereiras, Santa Maria da Serra, São José da Bela Vista e Francisco Morato. Emprestamos nesses pouco mais de 3 meses mais de 50 milhões de reais. Não falta muito para o programa chegar ao marco impressionante de 1 bilhão de reais emprestados.
A equipe, junto ao governador Geraldo Alckmin está toda empenhada para dar esse presente ao estado. Atualmente, além dos contatos com outros municípios e das tentativas de levar o Banco do Povo ao maior número de pessoas possível, estamos planejando um evento especial para celebrar a grande conquista do primeiro bilhão.  

Em agosto será lançada uma nova versão dos cursos da Escola do Empreendedor Paulista. Trata-se de minicursos, de educação à distância, desenvolvidos pela SERT em parceria com a Fundação Padre Anchieta. Com esses cursos, oferecemos aos microempreendedores orientação básica para a melhoria da gestão de micronegócios. Os oitos módulos atuais serão acrescidos de mais dois. Um que incluirá os temas de higiene e segurança e outro de sustentabilidade e comunidade.

Mais que motivo de orgulho, as Frentes de Trabalho também deram um passo adiante neste primeiro momento de nossa administração. Foi contabilizada a marca de 37 Frentes de Trabalho em 60 municípios. Entre eles Américo de Campos, Santa Salete, Urânia, Registro, Hortolândia, Mira Estrela, Campos do Jordão, Lins, Miracatu, Bauru, Jaci, Floreal, Cananéia, Juquiá. Meu projeto para este programa não para por aí. Com o apoio do Governador Geraldo Alckmin, o cidadão poderá contar, muito em breve,  com boas surpresas. Estamos nos dedicando para aumentar o valor da bolsa auxílio e o número de dias da capacitação. Não temos a pretensão de termos resultados rápidos mas sim efetivos e determinantes para o melhor funcionamento dessa ação.

Na qualificação, atualmente recebemos dos municípios as necessidades de cada região para adequarmos os cursos mais apropriados. Chegamos nessa Secretaria com a missão não apenas de qualificar mas de conhecer o cidadão, entender as necessidades dos empregadores e formar trabalhadores que atendam as expectativas do mercado local. Em busca de cumprir a nossa parte, daremos ênfase as ações tripartites entre governo, trabalhadores e empregadores. Com este fórum queremos entender e atender a real demanda no que tange a qualificação e requalificação profissional e outros temas que se relacionam ao mundo do trabalho.

O trabalho a ser desenvolvido pela SERT, a seis mãos, possibilitará não somente a formação de mão de obra qualificada mas, do que poderíamos chamar, de ‘mão de obra qualificada inteligente’. Esperamos com essa iniciativa estimular o potencial do trabalhador para seu crescimento profissional no município de residência.

Uma notícia do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) que vai agradar muita gente é o projeto com a culinarista e apresentadora de televisão, Palmirinha Onofre. Recentemente tivemos um primeiro encontro para a formação de profissionais da culinária. O curso pretende qualificar profissionais para o atendimento de bares e restaurantes mas também de creches, escolas, hospitais. A Palmirinha tem um projeto muito completo e procurou a SERT para ajudarmos a desenvolver esse trabalho. Temos uma perspectiva muito boa nesse sentido e o estado todo deverá ser contemplado com vagas para o curso desenvolvido por ela.

Sobre a equipe da SERT, preciso agradecer muito. Pessoal comprometido, com visão social apurada e que engrandece o trabalho da Secretaria diariamente. Estou muito satisfeito com o que fizemos até agora. Claro que temos muito trabalho pela frente, a administração desta Secretaria exige um processo permanente de evolução, sempre avançando em ações já existentes, propondo novas. O importante é que o trabalho para o cidadão tem sido feito e priorizado. Tenho visitado muitos municípios, tentado compreender necessidades, passado minhas impressões aos coordenadores. O diálogo é uma característica minha, da minha vida profissional, que não abro mão. E é nesse espírito de entendimento e busca de soluções que estamos trabalhando.

Carlos Ortiz é secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho

1º de Maio: unidade, valorização do trabalho e luta por direitos
Sérgio Luiz Leite, Serginho

1º de Maio: unidade, valorização do trabalho e luta por direitos

Dois projetos de mundo em confronto: uma análise de conjuntura para a classe trabalhadora
Eusébio Pinto Neto

Dois projetos de mundo em confronto: uma análise de conjuntura para a classe trabalhadora

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador
Nilton Souza da Silva, o Neco

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador

CONCLAT em movimento
João Guilherme Vargas Netto

CONCLAT em movimento

Sem memória não há democracia
André Gato

Sem memória não há democracia

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais
José Roberto da Cunha

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)
João Carlos Gonçalves, (Juruna)

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)

Juntos somos fortes!
Gleberson Jales

Juntos somos fortes!

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)
César Augusto de Mello

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir
Eduardo Annunciato, Chicão

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir

Tarifaço, Empregos e a Resposta das Centrais Sindicais no Brasil; por Clemente Ganz
Clemente Ganz Lúcio

Tarifaço, Empregos e a Resposta das Centrais Sindicais no Brasil; por Clemente Ganz

Dois anos sem João Inocentini
Milton Cavalo

Dois anos sem João Inocentini

Metalúrgicos em Ação
Josinaldo José de Barros (Cabeça)

Metalúrgicos em Ação

Mercado de Trabalho: Avanços e Persistências; por Marilane Teixeira
Marilane Oliveira Teixeira

Mercado de Trabalho: Avanços e Persistências; por Marilane Teixeira

Indústria forte é Brasil forte!
Cristina Helena Silva Gomes

Indústria forte é Brasil forte!

Se está na convenção, é lei
Paulo Ferrari

Se está na convenção, é lei

Comissão amplia debates sobre fim da escala 6×1
Força 11 MAI 2026

Comissão amplia debates sobre fim da escala 6×1

CNS destaca 48 anos da luta antimanicomial
Força 8 MAI 2026

CNS destaca 48 anos da luta antimanicomial

Eletricitários SP sorteiam prêmios e reforçam recadastramento
Força 8 MAI 2026

Eletricitários SP sorteiam prêmios e reforçam recadastramento

Sintepav-BA defende jornada menor e valorização
Força 8 MAI 2026

Sintepav-BA defende jornada menor e valorização

Sinthoresp amplia diálogo e debate valorização feminina
Força 8 MAI 2026

Sinthoresp amplia diálogo e debate valorização feminina

Serginho critica uso do FGTS no Desenrola
Força 8 MAI 2026

Serginho critica uso do FGTS no Desenrola

Idosos permanecem mais tempo no mercado de trabalho
Força 7 MAI 2026

Idosos permanecem mais tempo no mercado de trabalho

Força Sindical-SP visita nova estrutura do CATE Central
Força 7 MAI 2026

Força Sindical-SP visita nova estrutura do CATE Central

Força Sindical-RS fortalece unidade com nova filiação
Força 7 MAI 2026

Força Sindical-RS fortalece unidade com nova filiação

Maria Rosângela é homenageada em congresso sindical
Força 7 MAI 2026

Maria Rosângela é homenageada em congresso sindical

Centrais ampliam pressão pela Convenção 151
Força 7 MAI 2026

Centrais ampliam pressão pela Convenção 151

Sintrabor realiza Campanha da Boa Visão na Paranoá
Força 7 MAI 2026

Sintrabor realiza Campanha da Boa Visão na Paranoá

Sindec intensifica mobilização pelo fim da escala 6×1
Força 7 MAI 2026

Sindec intensifica mobilização pelo fim da escala 6×1

1º de Maio em Jundiaí une celebração e reflexão
1º de Maio 6 MAI 2026

1º de Maio em Jundiaí une celebração e reflexão

Milhares de metalúrgicos participam da 27ª Metalfest
1º de Maio 6 MAI 2026

Milhares de metalúrgicos participam da 27ª Metalfest

Frentistas aprovam pauta da campanha salarial no RJ
Força 6 MAI 2026

Frentistas aprovam pauta da campanha salarial no RJ

Centrais e deputados debatem jornada menor
Imprensa 6 MAI 2026

Centrais e deputados debatem jornada menor

Movimento sindical intensifica articulação contra escala 6×1
Imprensa 6 MAI 2026

Movimento sindical intensifica articulação contra escala 6×1

Trabalhadores defendem ganho real no piso gaúcho
Força 6 MAI 2026

Trabalhadores defendem ganho real no piso gaúcho

Metalúrgicos de Guarulhos celebram Dia das Mães sábado, dia 9
Força 6 MAI 2026

Metalúrgicos de Guarulhos celebram Dia das Mães sábado, dia 9

Metalúrgicos de Mirassol aprovam acordos na Facchini
Força 6 MAI 2026

Metalúrgicos de Mirassol aprovam acordos na Facchini

Sinpospetro RJ convoca assembleia em Volta Redonda
Força 6 MAI 2026

Sinpospetro RJ convoca assembleia em Volta Redonda

DIEESE promove debates sobre renda e jornada de trabalho
Força 5 MAI 2026

DIEESE promove debates sobre renda e jornada de trabalho

Políticas Públicas e o Desafio de Atender às Necessidades do Envelhecer
Artigos 5 MAI 2026

Políticas Públicas e o Desafio de Atender às Necessidades do Envelhecer

Chicão defende jornada reduzida no Senado
Força 5 MAI 2026

Chicão defende jornada reduzida no Senado

Metalúrgicos SP intensificam assembleias nas fábricas
Força 5 MAI 2026

Metalúrgicos SP intensificam assembleias nas fábricas

Frentistas do RJ participam do 1º de Maio em Copacabana
1º de Maio 4 MAI 2026

Frentistas do RJ participam do 1º de Maio em Copacabana

Eletricitários SP: assembleias definem rumos da campanha salarial 2026
Força 4 MAI 2026

Eletricitários SP: assembleias definem rumos da campanha salarial 2026

Festas do Trabalhador mobilizam químicos no interior
1º de Maio 4 MAI 2026

Festas do Trabalhador mobilizam químicos no interior

Festa do Trabalhador reúne 8 mil em Catalão
1º de Maio 4 MAI 2026

Festa do Trabalhador reúne 8 mil em Catalão

Aguarde! Carregando mais artigos...