Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
2011 foi um ano positivo: conquistamos aumento real e ampliação do aviso prévio
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Artigos
2011 foi mais um ano que enfrentamos desafios decorrentes das incertezas provocadas pela crise econômica internacional, mas conseguimos algumas conquistas. Na prática, as negociações com os patrões sobre as convenções coletivas de trabalho foram mais difíceis. Mesmo assim não desistimos. Juntos, a Fetiasp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de S. Paulo) e os sindicatos filiados conseguimos aumento real de salário para todos segmentos da Alimentação.
É importante salientar esta conquista porque vivenciamos condições muito adversas, como a recomendação do governo federal de os patrões concederem às categorias apenas o reajuste salarial correspondente à inflação do período da data-base, o temor das empresas sobre qual seria o impacto da crise econômica internacional no País e o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) que está em cerca de 3,5%. O aumento real é uma forma de distribuição de renda.
Os sindicatos e a Fetiasp cumpriram a sua missão, ao realizarem protestos contra o fechamento da fábrica da JBS em Presidente Epitácio, interior de São Paulo, inclusive fechando a ponte que liga os estados de São Paulo a Mato Grosso. Outra paralisação ocorreu em fevereiro na Seara, no antes chamado Frigorífico Mabella, em Campinas. Foi feito um acordo pelo Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação do município, que beneficiou cerca de 350 trabalhadores, na unidade de Jaguariuna.
Destacamos também a atuação dos trabalhadores na indústria da Alimentação nas atividades programadas pelas centrais sindicais, como a luta pela redução da jornada para 40 horas, fim do fator previdenciário se regulamentação da terceirização, itens previstos na pauta trabalhista. Na área do governo, a ampliação do aviso prévio foi uma conquista dos trabalhadores.
Em 2012, vamos continuar lutando para manter os direitos dos trabalhadores, para conquistar mais benefícios e também aumento real de salário.
Melquíades de Araújo, presidente da Fetiasp e 1º vice-presidente da Força Sindical