Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
“28 de abril: Dia Internacional em Memória das Vitimas de acidentes e doenças do trabalho”
segunda-feira, 27 de abril de 2015
Artigos
No Dia 28 de abril é celebrado o “Dia Internacional em Memória das Vitimas de acidentes e doenças do trabalho”, celebração não é uma comemoração é um manifesto, um protesto, um dia que chamamos a atenção para o fato de que os acidentes, doenças e mortes continuam a ocorrer. Pior ainda, estamos vendo que a situação dos trabalhadores e trabalhadoras em muitos casos se agrava.
Os químicos, representados pelaFederação dos Trabalhadores das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo – FEQUIMFAR e seu Departamento de Saúde do Trabalhador em conjunto com os 33 sindicatos filiados comparecem em peso para lembrar dos mortos, adoecidos e acidentados pelo trabalho e agir para que os que estão trabalhando e para que as gerações futuras não tenham o mesmo destino.
Mais que isso, a FEQUIMFAR, desde sua origem dá prioridade à saúde de quem trabalha apoiando as ações do seu Departamento de Saúde do Trabalhador.
Não apenas manifestamos e cobramos: realizamos ações concretas para que os ideais de ver pessoas saudáveis seja uma realidade.
E são muitas frentes de trabalho organizadas e mantidas pelo Departamento de saúde do Trabalhador em conjunto com os 33 sindicatos filiados: departamentos de saúde do trabalhador implantados, dando continuidade na capacitação de membros dirigentes sindicais das diretorias preparados para defender a saúde dos trabalhadores em suas bases e para ocupar espaços nos conselhos nacional, estadual e municipal de saúde, realização de grandes encontros estaduais e regionais de CIPA e SESMT, atuação nas Convenções 170 e 174 da OIT realizando seminários regionais e internacionais sobre segurança química, acidentes maiores, representação dos trabalhadores nas negociações para o banimento do benzeno na fabricação do álcool anidro, nas convenções da cadeia produtiva do plástico – Segurança em máquinas: Injetoras, Sopradoras e Moinhos, no Estado de São Paulo e participação na comissão Tripartite NR12 Proteções em Máquimas; idealização e realização do Projeto Verão Sem AIDS desde 1994, representação dos trabalhadoras no Conselho Nacional de Saúde e nas comissões organizadoras da 3ª Conferencia Nacional de Saúde do Trabalhador –“Trabalhar sim, adoecer não!”e 4 ª Conferencia Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – “ Saúde um direito de todas e todos e dever do estado”, contribuição para implementação das Políticas Publicas: Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST) e Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PLANSAT), realização de reuniões periódicas com os sindicatos filiados denominadas Café da Manhã.
Buscamos a saúde, não apenas a ausência de acidentes e doenças, mas sim o sentido mais amplo, uma visão global, o Ser Humano visto na sua integralidade e inserido em uma sociedade.
Combatemos tudo que possa roubar a saúde dentro do trabalho: – contaminantes, ruídos, assédios, metas abusivas, a discriminação – e também fatores que parecem estar fora do trabalho mas repercutem nele como: a falta de informação, que pode levar ao contágio do HIV e de outras doenças, a falta de saneamento básico, as dificuldades com transporte, a carestia.
Combatemos, sobretudo um fator fundamental na geração de agravos a saúde em todas as formas que possa se apresentar, que repercute na vida das pessoas, dentro e fora dele.
Defendemos o fácil acesso aos equipamentos de saúde publica e o fortalecimento do SUS, o conceito dos determinantes sociais da saúde expressos em melhores condições de vida, liberdade, nos direitos humanos fundamentais como o direito ao trabalho de qualidade, a saúde, a educação, dignidade, garantias assistenciais, previdenciárias e trabalhistas a todas e todos.
Acreditamos que devemos continuar somando com os governos nacionais, estaduais e municipais. Temos que fazer a nossa parte como dirigentes sindicais. Esse é o papel do sindicalismos cidadão.
Cada contribuição, ainda que pareça pouco é um tijolo a mais na construção da base que sustenta a luta pela saúde das trabalhadoras e trabalhadores!
Assim, Companheiras e Companheiros, esse dia 28 de abril tem a nossa voz para dizer: vamos á luta!
João Donizeti Scaboli,Diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR
2º Secretário de Segurança e Saúde do Trabalhador da Força Sindical
Representante do Conselho Nacional de Saúde
Membro do Conselho Consultivo da Fundacentro