Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
30 de outubro reafirma luta comerciária
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Artigos
Outubro, mês dos comerciários, transcorreu com importantes realizações pertinentes à categoria. Todas foram devidamente relembradas nas dezenas de comemorações ocorridas em nossa base territorial em 30 de outubro, Dia do Comerciário.
Para alegria da categoria e dos seus dirigentes realizamos, no período, o 20º Congresso Sindical Comerciário precedido com a assinatura vitoriosa da Convenção Coletiva de Trabalho (reconhecidamente a melhor do segundo semestre) que garantiu aos pisos dos varejistas reajustes de 10,5%, aumento real de 3,1 pontos percentuais acima dos 7,4% da inflação oficial do período (1º/9/2010 a 31/8/2011). Para quem ganha acima dos pisos, o aumento salarial é de 9,8%, 2,4 pontos percentuais acima da inflação.
Essa vitória foi celebrada durante o 20º Congresso e ganhou contornos especiais porque o evento bateu recorde de participação: cerca de mil congressistas! Por unanimidade, o maior congresso comerciário que realizamos em duas décadas, aprovou sete deliberações, que deram o norte sindical e trabalhista das festividades em torno do Dia do Comerciário.
Resoluções
1) Investir em cursos de qualificação profissional destinados aos funcionários dos 66 Sindicatos filiados visando a excelência no atendimento à categoria e despertando nesses funcionários uma maior consciência política e sindical.
2) Estimular a realização de encontros permanentes nas oito regionais da Federação a fim de tomar decisões locais e estaduais, como por exemplo, a apresentação de alternativas para conter a apresentação de cartas de oposição; para a efetiva divulgação das suas atividades, criar para elas uma comunicação especial com a edição de um jornal específico.
3) Somar esforços com o movimento sindical no combate a toda e qualquer forma de tentativa de se alterar o Custeio Sindical.
4) Investir na formação dos dirigentes sindicais com a aplicação de cursos de oratória a fim de aprimorar tal conhecimento dos presidentes dos 66 Sindicatos filiados.
5) Integrar e apoiar todas as medidas referentes à adoção do Trabalho Decente, ainda mais junto às iniciativas que visam acabar com a desigualdade entre homens e mulheres, promovendo a equiparação salarial, gerando oportunidades de empregabilidade iguais e que dêem fim às mais diferenciadas forma de preconceitos, como o de cor.
6) Reorganizar a comunicação da Federação com o objetivo de estreitar a relação da entidade com os 66 Sindicatos filiados, demais entidades sindicais e para o aprimoramento de sua assessoria de imprensa e comunicação virtual.
7) Centrar esforços junto ao Congresso Nacional nas ações que visem: a regulamentação da categoria Comerciária, reduzir a jornada semanal de trabalho, sem diminuição salarial, e acabar com o Fator Previdenciário.
Pauta trabalhista
Acesse www.fecomerciarios.org.br e confira festa a festa as comemorações do Dia do Comerciário. Em cada um dos eventos, os desdobramentos da pauta trabalhista (entregue por nós no Congresso Nacional e propagada em todo o Estado, na “Marcha dos 80 Mil’), também teve lugar nos pronunciamentos. As reivindicações mais abordadas foram: redução da jornada, fim do fator previdenciário, regulamentação das terceirizações, ratificação da Convenção 158 da OIT (evitando, assim, a rotatividade da mão-de-obra), e também a 151, pela negociação coletiva dos servidores públicos e, por fim, combater todas as formas de discriminação e violência, com salário igual para trabalho igual.
Luiz Carlos Motta, é Presidente da Fecomerciários e Tesoureiro da Força Sindical Nacional