Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
4ª. Conferência Municipal de Mulheres
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Artigos
Mulheres: Participem das Pré-Conferências. Só conseguiremos a igualdade através do conhecimento e da participação!
“A mulher é nossa propriedade e nós não somos propriedade dela (…) Ela é, pois, propriedade, tal qual a árvore frutífera é propriedade do jardineiro. Que ideia insensata exigir a igualdade para as mulheres! As mulheres são somente máquinas de produzir filhos”. Napoleão Bonaparte
Mas o conhecimento histórico nos mostra que as primeiras comunidades da Antiguidade eram matriarcais, conferindo à mulher papéis e funções muito mais fundamentais, inclusive, do que aqueles atribuídos à mulher moderna.
Com o aperfeiçoamento dos instrumentos de trabalho e sendo estes fabricados e manejados, principalmente, por homens, a organização matrilinear transformou-se num entrave, pois o casamento significava, para o clã do marido, a perda de seu trabalho e de seus bens. Isto levou à inversão da estrutura familiar, passando a mulher para o clã do marido, dando lugar a clãs patrilineares.
Foi com as guerras mundiais que a presença da mulher se fez presente no mercado de trabalho, de forma consistente e crescente, originando conflitos naturais de sua ascensão como agente competitivo num sistema dominado por homens.
Mas sempre que desconhecemos fatos, conquistas, legislação, direitos e deveres, assumimos normalmente, uma postura neutra ou de oposição.
É por isto, que convido você para participar efetivamente das pré-conferências que estão acontecendo em várias regiões de São Paulo (veja no link: http://www.fsindical.org.br/new/conteudo.php?id_conteudo=14067), para levantar propostas para a 4ª. Conferência Municipal que acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro, no Expo Center Norte.
A realização das pré-conferências em uma cidade tão grande como São Paulo é muito importante, pois cada região tem uma necessidade e com este “pré-debate” será mais fácil contemplar a maioria das necessidades.
Participei da pré-conferência da Subprefeitura de Pinheiros e nesta reunião um fato bastante interessante foi levantado. Por se imaginar que a região de Pinheiros é composta por uma classe mais elevada, não há na região um Centro de Referência da Mulher, como já existe em outras regiões. Através da pré-conferência isto foi levantado e será uma proposta apresentada na Conferência Municipal.
Hoje já temos vários mecanismos para reivindicar igualdade. Um grande exemplo é a Lei Maria da Penha, que este ano comemora cinco anos, mas infelizmente muitas ainda não conhecem os direitos ali elencados. Por isto, outro convite que faço a você é ajudar na divulgação desta importante Lei!
Sabemos que só a informação é que nos gabaritará para reivindicar justamente igualdade entre homens e mulheres. Faça sua parte!
Maria do Carmo Assis Todorov é vice-presidente do Sindicato das Secretárias do Estado de SP