Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
40 horas para uma vida melhor
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Artigos
As centrais sindicais, ao lançarem uma grande campanha pela aprovação, no Congresso Nacional, da Proposta de Emenda Constitucional que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salário, deram um sinal claro para a população e os políticos: esta é a hora de se dar um grande passo para melhorar a qualidade de vida de todo o povo brasileiro.
O movimento sindical entende que a automação e a informatização dos meios de produção fez com que as empresas aumentassem em muito sua produtividade com menos trabalhadores. Quem tem trabalho produz cada vez mais para que um grupo pequeno enriqueça ainda mais. A produção dessas riquezas não pode se concentrar nas mãos de um número cada vez menor de pessoas.
A redução da jornada de trabalho irá não só abrir novos postos de trabalho. Permitirá também que aqueles que trabalham tenham mais tempo para se dedicar a educação, a saúde, ao lazer, a família e até mesmo ao descanso. Ou seja: as pessoas vão ganhar em qualidade de vida.
É por isso que as centrais sindicais pedem o engajamento de toda a população nessa campanha. Segundo o Dieese, a redução da jornada para 40 horas semanais criará, de imediato, mais de dois milhões de empregos. Assim, redução da jornada significa também mais distribuição de renda.
O forte lobby do setor patronal já indicou que não está disposto a aceitar essa medida, nem a que estabelece valores mais altos para as horas extras, outra medida para obrigá-los a contratar mais empregados.
Mas nós do movimento sindical acompanharemos os deputados fazendo-os entender a importância de votar pela redução da jornada. Deixaremos claro que estaremos de olho nos votos deles. Em 2010 haverá eleições gerais para deputados, senadores, governadores e presidente da República. E aqueles que votaram contra o povo devem ter a resposta das urnas.
Danilo Pereira da Silva é presidente da Força Sindical São Paulo