Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
8 de março é todo dia…
segunda-feira, 2 de março de 2015
Artigos
Por causa da morte de 130 mulheres, que lutavam por seus direitos em uma indústria têxtil americana, 8 de marco é um dia de luta para a mulher e de respeito a todas as outras que morreram para nos garantir um mundo melhor.
Dia 8 de marco é dia de sair às ruas e gritar por condições melhores para nossas filhas, netas e bisnetas. Não é um dia para presentes, nem jantares, nem flores ou chocolate. É um dia para a reivindicação de respeito e valorização da mulher como ser humano!
Dia 8 de marco é dia de protestar contra a imagem feminina vendida como mercadoria, contra os corpos prostituídos por alguns trocados, contra a violência sexual, física e moral, contra a pecha de fragilidade e incapacidade, contra a ditadura da beleza exacerbada, contra a jornada tripla, contra a falta de oportunidades e trabalho decente, entre muitas outras necessidades.
Dia 8 de março é dia de ser feliz sendo respeitada por ser mulher, esposa, mãe, profissional, que ocupa seu lugar de direito na sociedade, sem precisar tomar ou disputar um lugar ao sol com os homens, pois há espaço para todos.
Dia 8 de março é também o dia certo para que os homens que atuam lado a lado com as mulheres, pais, filhos, netos, companheiros de luta juntem-se a elas envidando todos os esforços para que a base de uma sociedade mais justa e equilibrada possa ser cimentada.
Dia 8 de março é dia de deixar claro que o movimento de mulheres ainda tem muito por fazer, batalhando por cuidados diferenciados na saúde, por justiça salarial, pois, não se justifica que se paguem valores diferentes para quem exerce função igual, nem se explica que o andar de cima de empresas, ministérios e organizações governamentais sejam ocupados quase exclusivamente por homens. São resquícios de uma sociedade patriarcal que vai virar pó… e isto é apenas uma questão de tempo, afinal para as mulheres que lutam pela igualdade, 8 de março é todo dia.
Helena Ribeiro da Silva, presidenta-Seaac de Americana e Região e Secretaria Estadual da Mulher da Força Sindical