Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
A gente não quer só a Copa…
segunda-feira, 23 de junho de 2014
Artigos
A gente também quer saúde, educação e trabalho decente.
Nós, trabalhadores, adoramos futebol e apoiamos a Seleção Brasileira. Entretanto, não podemos admitir a corrupção e ignorar fatos e números mentirosos.
Há sete anos, quando foi iniciado o planejamento das obras para sediar o grande evento da FIFA no Brasil, o governo assegurou que a maior parte do custeio da estrutura necessária para a copa ficaria por conta da iniciativa privada. O Estado brasileiro iria bancar o restante – ou seja, o dinheiro dos impostos pagos pelo povo custearia apenas pequena parte do total das obras magníficas que sediariam o mundial.
Com o passar do tempo, no entanto, esta estatística mudou e os números, além de apresentarem um aumento astronômico de valores, se inverteram. Nos últimos cálculos divulgados pela Imprensa, foram gastos cerca de R$ 25,6 bilhões (nove vezes mais que o previsto no projeto inicial) nas obras da Copa do Mundo no Brasil. Quase tudo por conta do próprio poder público. A iniciativa privada recuou e resolveu diminuir os investimentos devido a insegurança econômica e à insatisfação popular.
O povo foi às ruas protestar contra o desperdício de dinheiro público. O “bom negócio” da Copa para o Brasil, tão apregoado pelos governantes, não está acontecendo. O empresariado não investiu o esperado e o legado pós-Copa, apresentado pela presidente Dilma, ficará limitado aos estádios de luxo, alguns verdadeiros “elefantes brancos”.
Daí o nosso descontentamento, pois não queremos esse legado que fica para os próximos anos: inflação fora de controle, taxa de juros campeã mundial, desconfiança e insegurança total no governo. Enfim, ficaremos com muitos estádios de LUXO, mas serviços de saúde e de educação de LIXO !