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A grande falácia da escola doméstica ‘homeschooling’
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019
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É muito difícil defender a prática da educação nas escolas brasileiras, principalmente pública, com base nos índices de avaliações nacionais ou internacionais.
Nosso país quase sempre fica nas últimas posições, embora, no mundo moderno, não exista outro caminho além da educação para a melhoria econômica e social.
Não há país desenvolvido que não tenha investido pesado na educação de qualidade para todos. E isso nos obriga a refletir sobre a modalidade em crescimento no Brasil e no mundo: a ‘homeschooling’.
Traduzida para ‘educação domiciliar’, ela é desenvolvida em casa, pelos pais, ou por professores contratados. O atual governo estimula essa prática e quer regulamentá-la nos primeiros 100 dias de gestão.
A sociologia nos ensina que o ser humano não é uma ilha. Ele não deve ser criado longe dos semelhantes. O aprendizado não é transferido de forma condicionada.
Isso dá certo com os animais irracionais domesticados. Para os humanos, é necessária a convivência que fortalece e aperfeiçoa nossos conhecimentos coletivos.
O convívio só ocorre nas escolas, onde a qualidade dos semelhantes influi no aprendizado. A convivência social nos leva a enxergar muitas coisas que ficam limitadas no convívio apenas doméstico.
O rápido desenvolvimento da fala, por exemplo, acontece quando a criança passa a conviver com outras crianças. Ficando apenas em casa, ela tem muito mais dificuldades para deslanchar nas palavras.
É preocupante a proliferação da ‘homeschooling’, ainda mais baseada em questões religiosas e preconceituosas. Seus defensores apontam professores esquerdistas, socialistas e comunistas.
Isso é uma bobagem. Quem conhece a educação básica brasileira sabe que esses ‘fantasmas’ não existem. Pode haver um professor socialista aqui, outro ali.
Mas a maioria é apenas professor.
A família é extremamente necessária para o desenvolvimento do ser humano, mas a escola também é. Mesmo essa tão criticada escola brasileira. A ‘homeschooling’ não é a solução para a crise educacional.
Zoel é professor, formado em sociologia e presidente do Sindserv (sindicato dos servidores municipais) Guarujá