Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
A importância de ser sindicalizado
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Artigos
Os trabalhadores de antigamente diziam que uma grande oportunidade para suas vidas era poder participar do Sindicato com liberdade. Naquela época, eles sofriam restrições devido a ação do governo militar. Era um período duro, muitos sindicalistas simplesmente desapareceram. Mas os trabalhadores permaneceram firmes e contribuíram muito para a redemocratização do País. Hoje, o Sindicato conquista benefícios para classe trabalhadora. E como fazemos para manter uma entidade que sempre está preocupada com o nosso bem-estar, e que sempre está atenta aos nossos anseios e necessidades?
Temos que fazer como os trabalhadores de antigamente, temos que querer ser sócios da nossa Entidade. Não só porque o Sindicato nos dá material escolar, saúde, lazer e outros benefícios, mas porque ele luta ao nosso lado buscando a melhoria constante para a nossa vida. Esse tipo de trabalho às vezes pouco aparece. Não damos muito valor, quando nosso Sindicato procura nossos políticos reivindicando nossos direitos e, principalmente, não deixando que nos tirem aqueles direitos que já conquistamos.
Quase não percebemos esse tipo de luta, mas ela é tão necessária ou até mais do que o material escolar, a saúde o lazer a educação. Temos que querer ser sócio de nosso Sindicato para poder fortalecer o nosso poder de buscar melhorias mais concretas mais fortes. Ser sindicalizado é mais do que ser apenas sócios de uma entidade sindical, ser sindicalizado é como se fossemos parte de um grande exército que não está lá somente para praticar a guerra, mas também para manter a paz, e mostrar que temos força necessária se for preciso para entrar em conflito, quando esta pratica é a nossa única saída.
Nosso poder de negociação salarial também passa por um sindicato com muitos associados, quanto mais sócios o sindicato tem mais força ele tem para conquistar melhores salários e melhores condições de trabalho. Portanto devemos fazer como os trabalhadores de antigamente, brigar se necessário for para sermos sócios de nosso Sindicato para nos tornarmos um exército de paz, mas que está sempre alerta.
Raul Erlon Candido, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Maringá-PR