Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
A importância do sindicato
quinta-feira, 31 de agosto de 2017
Artigos
Muitos subestimam a importância do sindicato, mas talvez poucos percebam que o sindicato não luta só pelo reajuste do salário, mas que cada cláusula do acordo coletivo do trabalho tem uma luta árdua dos sindicatos.
Exaustivas rodadas de negociações que discutem banco de horas, folgas, dissídios, buscam melhores condições no ambiente de trabalho, disponibiliza atendimentos médicos e odontológicos, material escolar, descontos em diversas especialidades, tem parceria com laboratórios, sede campestre, social, entre tantos outros benefícios.
Mas o papel do sindicato vai além.
Os sindicatos são um instrumento essencial para promoção de reequilíbrio na correlação de forças entre capital e trabalho.
O interesse da reforma trabalhista, ao contrário do que muitos acreditam, ou do que a mídia divulga, é acabar com sindicatos e junto com eles a representatividade dos trabalhadores.
Não será só a negociação salarial que está em jogo, são todos os benefícios que o sindicato proporciona aos seus filiados e também a sociedade.
A reforma trabalhista é uma vitória dos empresários, que querem acabar com a justiça do trabalho, eliminando os obstáculos, como a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
Do lado dos empresários, a mídia oportunista, que usou como mote a contribuição sindical para retirar mais de cem cláusulas da CLT que protegiam o trabalhador.
O sindicato é a entidade que luta para tornar menos desigual essa sociedade tão injusta, que ainda não se alertou que sem sindicato, acabou a representatividade dos trabalhadores e consequentemente modernizou a escravidão no Brasil.
Osvaldo Mafra
Presidente da Força Sindical SC