Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
A internacionalização do aeroporto Leite Lopes e os trabalhadores e trabalhadoras
terça-feira, 19 de novembro de 2013
Artigos
O aeroporto de Ribeirão Preto espera por obras que farão com que ele possa receber e enviar mercadorias para qualquer lugar do mundo. Essa reforma poderá trazer inúmeros benefícios, não somente para a nossa cidade de Ribeirão Preto e região, mas para todo o país.
Segundo matéria do Jornal A Cidade do dia 5/11, as estimativas dos valores que irão girar em Ribeirão Preto e região com o novo aeroporto chegam a 1 bilhão e 400 milhões de reais por ano. Todo esse montante vai ajudar para o surgimento de novas oportunidades e fortalecimento da economia tanto como geração de novos empregos.
Para ilustrar, citarei os exemplos de trabalhadores que sentirão os benefícios de forma mais diretos: aqueles que trabalham nas empresas que já exportam hoje em Ribeirão Preto e Região, como Kostal, Gnatus, Dabi, Olidef, Ourofino, e outras. Isso por que, com a internacionalização do aeroporto, essas empresas reduziriam seus custos para enviarem suas mercadorias para países de todo o mundo. E teriam oportunidade de oferecer melhores preços e assim aumentar suas vendas.
Dessa forma teríamos o que chamamos de economia aquecida, ou seja, empresas produzindo mais, e com possibilidades de contratarem mais. Isso faz com que o dinheiro gire em nossa cidade e região, oferecendo oportunidades para todos os cidadãos, tanto em qualidade de vida, tanto em perspectivas de negócios.
Isso significa que em todos os segmentos da economia o movimento causado pela reforma do aeroporto vai abranger e propiciar novos horizontes e oportunidades.
Sem contar que os trabalhadores ganham de uma forma geral, com o mercado de trabalho aquecido e valorização da mão de obra.
A internacionalização do Leite Lopez será mais uma força motriz para o desenvolvimento de Ribeirão Preto e região, e sem dúvida todos partilharemos de bons ventos que virão.
Por isso, defendo a expansão do aeroporto e acredito que podemos mais, em todos os aspectos. Mais nos avanços trabalhistas, mais nos avanços sociais e mais nos avanços econômicos. E este é o primeiro passo.
Edmilson Domingues, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coordenador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto.