Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
A luta continua pela Jornada de 40 horas
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Artigos
Nós, do movimento sindical brasileiro, devemos nos preparar e somar forças com todas as centrais sindicais, confederações, federações e sindicatos de trabalhadores brasileiros, para conseguirmos aprovar este ano a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Por tratar-se de ano eleitoral, não temos dúvida de que essa proposta virá à tona nos próximos meses. E é por isso que devemos nos preparar desde já para irmos com tudo para esse último e grandioso embate contra as forças que remam contra a aprovação dessa proposta, ou seja, o lado patronal.
Precisamos conseguir essa vitória. As famílias de milhares e milhares de trabalhadores precisam de nós nesse momento. Não temos dúvida de que essa medida vai proporcionar a incorporação de outros milhares e milhares de novos empregados no mercado de trabalho.
Além disso essa pequena folga repercutirá muito no fortalecimento da família e na melhor atenção dos pais aos filhos, melhorando o relacionamento de todos no lar. Servirá também para que os nossos trabalhadores façam cursos de aperfeiçoamento profissional e cresçam no mercado de trabalho, auferindo maiores salários com maior e melhor produtividade.
Como sindicalistas que somos, temos a obrigação de somarmos forças para conseguir êxito nessa luta que vem sendo travada há anos. Precisamos reduzir sim a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução dos salários.
Outra importante questão também de nosso interesse é o fim do fator previdenciário, esse famigerado instrumento do governo que reduz em até 40% o valor das aposentadorias dos nossos trabalhadores. Uma injustiça!
Desumana para com aqueles que deram a vida inteira de muito trabalho e contribuição para que o País trilhe no caminho do desenvolvimento. Agora, na hora de se aposentar, o gatilho do fator previdenciário provoca a maior injustiça, reduzindo os vencimentos dos aposentados.
São essas e outras bandeiras que nós, sindicalistas empunhamos até aqui e continuaremos empunhando neste 2012, que não temos dúvida: será o ano do trabalhador brasileiro!
Vamos à luta! Vamos somar forças! Vamos vencer cada etapa que nos apresentar!
*Estevão Rocha dos Santos é vice-presidente da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul e presidente do SEAAC/MS.