Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
A luta das centrais em 2011
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Artigos
O movimento sindical brasileiros, especialmente as centrais sindicais, têm um grande compromisso com o trabalhador brasileiro já nesse início de ano e do governo de Dilma Rousseff. Trata-se do compromisso de lutar para aprovar, por exemplo, a redução de jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e o fim do fator previdenciário, esse famigerado sistema que penalisa os aposentados com a redução em mais de 40% de seus vencimentos.
Nós, sindicalistas, que integramos a Força Sindical e os demais companheiros de outras centrais, temos o dever de nos unirmos para somar forças nos momentos certos para concretizarmos essas metas e objetivos.
Precisamos aproveitar que tanto a Câmara Federal como o Senado estão recebendo novas lideranças políticas e que não estão “viciadas” pelo “sistema”. Em outras palavras, precisamos trabalhar essas lideranças que foram eleitas pelo trabalhador brasileiro e trazê-los para nosso lado, fazê-los entender que o trabalhador está atento a seus atos que precisam ser voltados para a vontade da maioria que clama por melhores rendas e justiça social.
Precisamos também organizar a luta nas cidades e nos Estados e somar forças sempre que preciso para alcançar metas e objetivos comuns, de interesse do trabalhador brasileiro. Devemos nos esforçar também para apoiar os grandes movimentos nacionais, ou seja, aos chamados de nossas lideranças sindicais em Brasília (Centrais e Confederações…) Não temos dúvida de que 2011 será um ano de luta e de grandes mudanças no País. Se não nos esforçarmos e não nos unirmos, nossos interesses, ou seja, o interesse dos trabalhadores brasileiros ficarão alijados desse processo de mudança.
Portanto, companheiros sindicalistas, fiquemos atentos e dispostos a lutar quantas batalhas forem necessárias para que possamos avançar nas nossas conquistas. Não podemos, de forma alguma nos esmorecermos.
Vamos à luta!
Vamos fazer desse 2011 um ano de conquistas e de avanços dos direitos dos trabalhadores brasileiros!
E que DEUS nos abençoe!
Idelmar da Mota Lima
Presidente da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul; diretor da CNTC e presidente da Fed. Trab. no Comércio e Serviços de MS – Fetracom/MS.