Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
A luta por nova tabela do IR
terça-feira, 7 de janeiro de 2014
Artigos
As entidades filiadas à Força Sindical irão intensificar a luta pela correção da tabela do Impsoto de Renda (IR). Segundo o Dieese, a defasagem da tabela entre 1996 e 2013 chega a 62,77%. Em 1996, a isenção do imposto de renda era benefício concedido a quem recebia até nove salários mínimos. Hoje, a isenção chega apenas a 2,5 pisos nacionais.
A Força, junto com as demais centrais, já fez atos em diversas cidades do País cobrando uma nova tabela. Os sindicatos reclamam que as conquistas de aumentos reais nas campanhas salariais para melhorar o poder de compra dos trabalhadores, acabam sendo corroídos pelo IR. O governo só tem corrigido a tabela em 4,5%, índice abaixo da inflação.
É importante ressaltar que a correção só trará benefícios para a sociedade. O Imposto de Renda deveria ser um meio de gerar igualdade, e não de punir quem ganha menos.
A Força está preparando uma campanha nacional com atos nas fábricas, nos órgãos governamentais e no Congresso Nacional visando sensibilizar o governo da importância de corrigir a tabela.
Miguel Torres,
Presidente da Força Sindical