Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
A meta é erradicar a raiz de todas as formas de trabalho infantil
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Artigos
A erradicação do trabalho infantil é uma bandeira de luta da Força Sindical desde a sua fundação. Na Bahia, ao longo dos 12 anos de fundação, a Força Sindical Bahia, em parceria com os seus Sindicatos, participa de campanhas que combatem o trabalho infantil e desenvolve projetos na capital e por todo o estado. Um exemplo a ser seguido é realizado pela Associação Bogum Erê, que tem o apoio da Força Sindical BA, do Sindicato da Construção Pesada da Bahia – Sintepav, e cuida de crianças em situação de risco social no Engenho Velho da Federação, além do Seminário de Capacitação para Dirigentes e Militantes Sindicais da Região do Semiárido no combate ao trabalho infantil, realizado em Cipó, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho, a OIT.
A contribuição da Força Sindical Bahia na implementação de políticas públicas sociais na Agenda Bahia do Trabalho Decente é muito importante. A Central tem um papel fundamental na criação de mecanismos para erradicar o trabalho infantil na Bahia.
O estado avançou na diminuição do trabalho infantil, mas ainda há muito a ser feito. Precisamos buscar e fazer com que o governo aumente as políticas públicas sociais e que os municípios contribuam com essas políticas.
Segundo Guy Ryder, Diretor Geral da Organização Internacional do Trabalho, OIT, enquanto grandes avanços têm sido feitos para reduzir o número de crianças trabalhadoras em todo o mundo, 215 milhões de crianças estão trabalhando, e mais da metade deles tem as piores formas de trabalho infantil.
De acordo com as últimas estimativas da OIT, dois de cada três crianças que trabalham como empregadas domésticas na casa de um terceiro não atingirem a idade legal ou estão expostos ao perigo. A maioria são meninas e muitas são vítimas de trabalho forçado ou tráfico de seres humanos. Casos de abuso sexual são comuns.
No Brasil, será realizada, em outubro de 2013, a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, em Brasília. A sugestão para o Brasil sediar a Conferência Global foi feita pelo ministro do Desenvolvimento Social e Trabalho da Holanda, Piet Hein Donner, no encerramento da 2ª. Conferência sobre o tema, realizada em Haia, na Holanda. Segundo o ministro, um dos motivos que o levaram a fazer a proposta são os esforços que o Brasil tem feito para erradicar o trabalho infantil.
A Força Sindical Bahia acredita que também é responsabilidade dos sindicatos conscientizar os trabalhadores que lugar de criança é na escola. Nosso objetivo é sensibilizar os sindicatos e traçar uma estratégia de ação para envolvê-los no programa Bahia de Combate ao Trabalho Infantil. Com a mobilização, conscientização e parceria dos sindicatos será possível mudar esse quadro e erradicar a raiz de todas as formas de trabalho infantil.
Nair Goulart, vice-Presidente da Confederação Sindical Internacional e presidente da Força Sindical Bahia