Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
A quem interessa enfraquecer o movimento sindical?
sexta-feira, 31 de março de 2017
Artigos
Os direitos dos trabalhadores brasileiros estão sob séria ameaça por parte do governo, que numa aliança espúria com a bancada patronal do Congresso busca aprovar, a toque de caixa, as reformas da Previdência e Trabalhista. No bojo das reformas destrutivas encontra-se um golpe de misericórdia nas conquistas sociais da classe trabalhadora e da população em geral, principalmente os mais necessitados.
No caso da Previdência busca-se a fórmula “Matusalém”, ou seja, só se aposentarão os que conseguirem atingir uma idade bem avançada, com um tempo de contribuição, muitas vezes, além da média de vida de habitantes das regiões mais carentes do Brasil.
Já com a reforma Trabalhista o governo e seus aliados, com a desculpa da “modernização” e do aumento de produtividade, planejam escancarar a porta para a precarização do trabalho e retalhar a CLT. Querem, ainda, enfraquecer o movimento sindical. O presidente da Câmara Federal pediu até mesmo a extinção da Justiça do Trabalho.
Com o apoio da grande mídia, que tem ligações mercantilistas com o mercado financeiro, vivemos uma campanha massiva e permanente de desqualificação do Movimento Sindical. De forma ardilosa os barões da comunicação se esmeram na tática de dividir para dominar e jogam os trabalhadores contra as entidades de classe. A quem interessa essa manobra? Por que não fazem uma forte campanha pela Reforma Política? Por que não questionam, com a mesma ênfase, as mordomias dos parlamentares, que custam bilhões ao povo, sem oferecer nada em troca?
O sindicalismo brasileiro, apesar de estar sujeito a distorções, como qualquer instituição social, é um dos mais combativos e atuantes do mundo e representa uma ilha de resistência aos interesses corporativos das grandes empresas transnacionais e dos políticos ligados a elas.
O interesse maior das corporações e seus arautos é apenas buscar mais lucros, a qualquer custo, ignorando o bem-estar da população e dos trabalhadores. Por isso, trabalhador: fique atento. Quem luta pela categoria para barrar essas injustiças é o Sindicato. A sua participação é importante para que essa luta continue. Não caia em armadilhas. Venha lutar conosco!
José Lião de Almeida, presidente do Sinsaudesp