Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
A quem interessa o ataque?
quarta-feira, 14 de maio de 2008
Artigos
O amplo destaque dado pela imprensa a uma suposta participação do presidente da Força Sindical e deputado federal, Paulo Pereira da Silva, num esquema de desvio de verbas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é mais um ataque ao movimento sindical que uma tentativa de se averiguar o que pode ter ocorrido e os reais envolvidos. Ou seja, pesa menos uma preocupação em informar a população do que em atacar o dirigente de uma das principais entidades de trabalhadores do país.
Isso ocorre num momento em que o movimento sindical está em ascensão, com o acúmulo de conquistas que beneficiam toda a sociedade, com a política de valorização do salário mínimo, correção da tabela do Imposto de Renda, não aprovação da emenda 3, legalização das centrais, entre outros exemplos. Ascensão que se dá também na organização, com as centrais agindo juntas em prol do interesse da maioria da população e, melhor, avançando em lutas históricas.
Porém, esses avanços não são noticiados como resultado da ação do movimento sindical. Parece que denúncias ocupam o primeiro lugar na lista de prioridades da imprensa, quando na verdade deveria ser o compromisso com a informação.
Diante disso, cabe perguntar: No momento em que o movimento sindical ganha força na relação de poder, a quem interessa enfraquecê-lo? A resposta parece obvia.
Jorge Nazareno, Jorginho,
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região