Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Alimentação lidera exportações do ano em SC
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Artigos
Nos primeiros oito meses de 2008 as exportações de Santa Catarina cresceram 19,57%. Neste mesmo período as vendas para o exterior acumularam US$ 5,69 bilhões. Para a alegria e satisfação do Grupo da Alimentação de nosso Estado, o maior crescimento entre os produtos exportados pelas empresas catarinenses ficou com as carnes e miudezas de frango. Esse segmento que liderou a pauta de exportações já ultrapassa a casa de US$ 1 bilhão de janeiro a agosto deste ano.
Na relação dos demais produtos que foram ao mercado externo, o Grupo da Alimentação continua merecendo destaque. Aparecem o setor fumageiro e carnes, carcaças e miudezas de suínos. Orgulha-nos muito os dados liberados pela Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC e comprovam a grande importância do setor à economia catarinense.
Os produtos industrializados pela competente e qualificada mão-de-obra dos trabalhadores representados pela nossa federação, a FETIAESC, abastecem os consumidores americanos (os Estados Unidos continuam sendo o principal destino das exportações catarinense), holandês, argentino, japonês e alemão.
Os trabalhadores do Grupo da Alimentação em todo o território catarinense estão de parabéns porque contribuem de maneira substantiva para a elevação do saldo da Balança Comercial Brasileira.
Nesta força de trabalho catarinense, não há dúvida, destacam-se os trabalhadores das regiões Oeste e Meio Oeste do Estado, onde estão as principais agroindústrias do Estado, responsáveis pela produção e conseqüente pelas exportações de carnes para o mundo. Diante deste bom desempenho, nos resta agora reforçar a incansável luta buscando a participação dos trabalhadores nos resultados da produção.
Reiteramos nossa saudação e parabéns à classe produtiva do Grupo da Alimentação, formada por mais de 160 mil trabalhadores, pela excelente performance no trabalho que significa crescimento e orgulho para o país.
*Miguel Padilha Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Carne, Indústrias da Alimentação e Afins do Estado de Santa Catarina – FETIAESC; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Chapecó – SITRACARNES; Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação – CNTA.