Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Amor à Enfermagem
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
Artigos
O SinSaudeSP e a CNTS vem a público repudiar a abordagem difamatória da novela “Amor à Vida”, da emissora Rede Globo, em razão da discriminação aos trabalhadores na saúde e condena essa imagem negativa e distorcida. A obra mostra comportamentos de profissionais da área da saúde, em especial da enfermagem e passa a falsa mensagem de desvalorização dos mesmos, o que ajuda a suscitar a desconfiança dos pacientes e do público quanto à sua capacidade ética e técnica.
O enredo da novela não possui qualquer conotação educativa ou de enriquecimento cultural. Muito pelo contrário. Faz a população inferir que tais profissionais são inferiores em relação às outras categorias da área da saúde – seja no aspecto financeiro, seja no aspecto acadêmico.
A propósito, cumpre citar a cena do capítulo 120, exibida em rede nacional no dia 05/10/2013, na qual houve flagrante violação a direitos básicos da categoria. Foi feito o uso da seguinte frase por uma das personagens da trama: “ainda bem que vai se casar com uma enfermeira formada, e não com uma destas técnicas de enfermagem (…)”. Mais ainda: “(…) ele poderia se casar com um alguém muito melhor, uma médica, por exemplo,”.
Tais diálogos, ainda que num contexto fictício, influenciam a opinião do telespectador; fragilizam o bom nome destes profissionais – tão caros ao sistema de saúde brasileiro -, despertam preconceitos que podem se enraizar numa determinada cultura e fortalecem a discriminação e a criação de estereotipos absolutamente negativos, vulnerabilizando a profissão e seus agentes.
A forma pejorativa como a categoria é tratada na novela reforça a necessidade de maior cuidado do autor em protagonizar cenas que mostrem a realidade de luta e zelo destes profissionais para com seus pacientes, valorizando-os e evitando alcançar sucesso em prejuízo imediato ao bom nome de uma categoria tão essencial para toda a sociedade. Por tal razão é que o SinSaudeSP e a CNTS formularam nota oficial de repúdio e a campanha Amor à Enfermagem, de valorização profissional e que condena veementemente qualquer abordagem midiática, ainda que fictícia, banalizando nossos profissionais, que trabalham constantemente em favor da sociedade brasileira.
Dr. José Lião de Almeida, presidente do SinSaudeSP e da CNTS