Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Aplicar bem o 13º
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Artigos
O trabalhador brasileiro precisa aplicar bem seu 13º salário e evitar entrar o novo ano “atolado” em dívidas. Usá-lo para colocar as contas em dia é um bom negócio. E aqueles que puderem poupar parte dele para eventuais necessidades nos primeiros meses de 2013, melhor ainda. Afinal, nada melhor que começar um novo ano com as contas sob controle e as finanças em dia.
Aconselhar e orientar os trabalhadores nesse sentido é dever também dos sindicatos que os representam. As postagens de informações nesse sentido nos sites e outras mídias impressas e eletrônicas são válidas, assim como mala direta, envio de “releases” (para imprensa) e outros meios de comunicação com a base.
Nossos representados precisam se conscientizar de que é preciso controlar os gastos; De saber evitar despesas desnecessárias; De que não se pode gastar mais do que se ganha e que se não for feito assim, as preocupações virão todos os finais de mês quando as dívidas se apresentarem maiores que as receitas.
O endividamento é problema sério na sociedade brasileira. É preciso mudar essa cultura de gastar mais do que se ganha. O movimento sindical tem papel fundamental nesse processo. E nós, sindicalistas, precisamos nos conscientizar de que essa responsabilidade é nossa também.
Portanto, o pagamento desse 13º salário agora em dezembro pode servir de um bom exercício de reeducação de nossos sindicalizados, que são a maioria do povo brasileiro.
Além de aprender a poupar, os trabalhadores brasileiros precisam se conscientizar ainda de que precisam cuidar também de seu aperfeiçoamento profissional. A formação continuada é um dever de todos. Não se pode acomodar na profissão. É preciso se programar para avançar cada vez mais rumo ao conhecimento, da formação profissional, que seguramente vai proporcionar, no futuro, maiores ganhos financeiros e garantia de estabilidade no emprego.
Que todos os trabalhadores brasileiros tenham um ótimo final de ano e excelente 2013!
Fiquem com DEUS!
Presidente da Força Sindical Regional MS / Diretor da CNTC / Presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Mato Grosso do Sul – FETRACOM/MS