Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Aumento real de salários já
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Artigos
Mesmo com o aumento dos postos de trabalho e o crescimento da economia, o salário do brasileiro continua um dos piores do mundo. O Brasil, todos sabem, é um dos paises com pior distribuição de renda em todo o planeta. E o aumento de salário é uma das melhores formas de reduzir as desigualdades entre os que trabalham na produção e os que controlam as riquezas.
Apesar do equilíbrio da economia e do aumento da produtividade nas empresas, levantamento do Dieese mostra que até 2003 poucos foram os acordos coletivos conseguiram repor a inflação acumulada nos doze meses anteriores.
A situação começou a mudar este ano. No primeiro semestre de 2007 86% dos acordos coletivos trouxeram reajustes de salário com reposição da inflação e aumento real. A economia brasileira está aquecida, como mostram os indicadores de aumento do PIB. E é a hora de nós, sindicalistas, cobrarmos aquilo que vem sendo tirado dos trabalhadores: o aumento do poder aquisitivo dos salários. Nenhum acordo sem aumento real significativo pode ser fechado. Isso sem contar aumentos da participação nos lucros e benefícios indiretos, como bolsas de estudo e material escolar.
Esta é a hora de reforçar a campanha salarial unificada deste segundo semestre. Cada acordo firmado com um patamar maior de ganhos deve servir de referência para quem for fechar o acordo seguinte. Por isso, todos os sindicatos da Força devem se engajar nas manifestações e campanhas dos sindicatos irmãos.
Danilo Pereira da Silva – presidente da Força Sindical São Paulo e da Federação dos Químicos SP (Fequimfar)