Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Avanço contra a desindustrialização
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Artigos
O movimento sindical comemorou, na semana passada, a conquista de uma importante reivindicação que integra o documento Grito de Alerta, elaborado pelas centrais sindicais e entidades empresariais: a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão de Assuntos Econômicos, do Senado, do projeto de Resolução 72, que unifica em 4% a alíquota do Imposto Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrada sobre bens e mercadorias importadas nas operações entre os estados.
A medica acaba com a chamada “guerra dos portos” e vai ajudar a indústria a combater a concorrência desleal dos importados.
O resultado foi comemorado por sindicalistas da Força Sindical liderados pelo presidente da entidade, o deputado Paulinho da Força (PDT-SP), que acompanharam as votações realizadas nas comissões nos dias 11 e 17 de abril.
Hoje, muitos produtos que chegam via portos têm imposto reduzido ou zerado. Essa prática adotada por alguns Estados, além de promover uma concorrência desleal prejudica nossa indústria, onera os produtos nacionais, que pagam impostos, e reduz os empregos.
O projeto será, agora, votado no plenário do Senado. Vamos, novamente, junto com a Força Sindical e seus sindicatos filiados, estar em Brasília para pressionar pela aprovação do projeto, e reforçar o alerta feito pelo companheiro Paulinho durante o ato Grito de Alerta, realizado no dia 4 de abril, em São Paulo: “Se a Resolução 72 não for aprovada em definitivo vamos fechar os portos para impedir que os importados entrem de graça no Brasil acabando com os postos de trabalho aqui e criando empregos na China”.
Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da CNTM e Vice-presidente da Força Sindical