Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Balanço de 2013 e ações em 2014
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Artigos
2013 foi um ano difícil, com pequeno crescimento da economia, muita resistência da parte dos patrões para negociar salários dignos e nenhuma reivindicação atendida pelo governo, especialmente o fim do fator previdenciário e redução da jornada para 40 horas.
No âmbito dos sindicatos e da Federação fizemos greves, manifestações e conquistamos aumento real de salários, atuamos na área de saúde e segurança negociando a implantação das medidas previstas na NR 36 (dos frigoríficos), intensificamos a organização das mulheres e dos jovens em nossas bases, entre outras atividades.
O resultado de nossas ações foi muito positivo.
Nas relações com os governos (Executivo e Legislativo) tivemos de resistir e agir para evitar a retirada de nossos direitos. Mas, em um deles, o reajuste do seguro-desemprego pelo teto, o governo usou o seu poder e reajuste ou pela inflação, ou seja, os desempregados foram prejudicados.
Apesar de o governo federal (poderes Executivo e Legislativo) não atender nossas reivindicações, não deixamos de lutar. Realizamos inúmeras manifestações, entre as quais a 7ª Marcha de Trabalhadores à Brasília; pela redução da jornada e pelo fim do fator previdenciário e, por último, o ato contra os juros altos no dia 26 de novembro, em Brasília.
Em 2014, vamos continuar aprimorando nossa organização mantendo o trabalho das secretarias da Federação e vamos lutar por aumento real e pelas outras reivindicações da pauta trabalhista. Tudo para que possamos ter bons salários e uma vida digna.
Melquíades de Araújo,presidente da Fetiasp