Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Batendo de frente com o MPT
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Artigos
Esta semana fomos obrigados a bater de frente com o Ministério Público do Trabalho em Três Lagoas/MS, cidade que fica na divisa com São Paulo (Castilho/SP), por conta de perseguições que companheiros sindicalistas vêm sofrendo no município, por parte de duas procuradoras do órgão que têm adotado medidas anti-sindicais, numa evidente perseguição às entidades laborais.
Fomos obrigados a reunir algumas lideranças e seguir a Brasília onde mantivemos contato com o Procurador-geral do MPT, Luis Antônio Camargo de Melo. Não fomos pedir a “cabeça” de ninguém e sim apenas uma flexibilização para que pudéssemos atuar com tranqüilidade na defesa dos interesses dos trabalhadores e com a participação do Ministério na investigação de denúncias contra maus patrões que ocorre na região.
Fomos muito bem recebidos pelo procurador-geral, que já atuou por 10 anos na justiça trabalhista de Mato Grosso do Sul. Informamos que a cidade de Três Lagoas está sofrendo uma grande transformação por conta da instalação de diversas indústrias (Internacional Paper, Mabel, Fibria, Nelitex, Fatex e tantas outras). E como todos sabem, junto com o crescimento econômico e social, surgem problemas nessas mesmas áreas em proporções também consideráveis. Daí o nosso papel, de sindicalistas, atentos para fiscalizar todos os segmentos para impedir injustiças sociais e trabalhistas. Esse é nosso papel e temos procurado cumpri-lo à risca naquela cidade, assim como em todo o Estado. Não podemos, portanto, enfrentar obstáculos gratuitos impostos por um órgão que deveria ser nosso aliado na luta pela justiça em benefício do trabalhador brasileiro.
Fizemos essa investida no Distrito Federal e se for preciso faremos novas e diferentes investidas para alcançarmos esse objetivo maior que é o de trabalhar em prol do trabalhador. E nessa luta tivemos o apoio da Força Sindical nacional, que sempre esteve conosco em nossas batalhas.
Estevão Rocha dos Santos é vice-presidente da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul; diretor da Fetracom/MS e presidente do Seaac/MS