Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Campanha pelo Trabalho Decente na Copa de 2014
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Artigos
Participei, entre os dias 25 e 26 de setembro, de reunião realizada pela Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), sobre a Campanha pelo Trabalho Decente nas obras da Copa de 2014 no Brasil. A reunião aconteceu no Hotel Condor, localizado na cidade de Curitiba.
Debatemos as estratégias da campanha e as diversas ações adotadas pelos SINDICATOS participantes da campanha. Entre eles, nós, SINTEPAV BAHIA, para garantir a realização do trabalho decente nas obras da Copa, como a construção de estádios e mobilidade urbana. Acredito que esta iniciativa da ICM, com a realização da campanha no Brasil, chama a atenção da sociedade e gestores para o que deve ser o foco principal das obras da copa, que são os trabalhadores.
Sobre a CAMPANHA no geral, de acordo com a ICM, a Federação de trabalhadores busca que as deliberações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sejam ampliadas à ação de empresas multinacionais e ao desenvolvimento de megaeventos esportivos, como aqueles promovidos pela FIFA, e afirma que na Copa de 2014, no Brasil, a FIFA deve tomar medidas concretas para melhorar as condições de trabalho e promover normas laborais fundamentais da OIT. Caso contrário, a FIFA – que já levou um cartão amarelo da ICM – ganhará o vermelho, conforme chamou a atenção o secretário geral da Internacional, Ambet Yuson, durante a Conferência Internacional sobre o trabalho celebrada em junho de 2010, em Genebra. A referência para tal cartão foram as práticas desenvolvidas nos preparativos da Copa de 2010 na África do Sul, onde a ICM também desenvolveu uma campanha.
Nossa posição enquanto SINDICATO LABORAL foi expressiva e deixei bem claro que trabalhadores responsáveis pelo desenvolvimento do nosso país tem que ser tratados com respeito e ter a sua vida e segurança preservadas, além da garantia do avanço dos direitos da categoria, que é a principal responsável pela garantia da realização da copa em nosso país.
Vamos LUTAR, a LUTA precisa ser CONTÍNUA!!!
Paulo Roberto é Scretário Geral do Sintepav BA