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Campanha salarial
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
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O Sindicato dos Gráficos colocou em sua pauta de reivindicações que vai ser apresentada aos patrões este ano, a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, porque acredita que a proposta é um instrumento para a geração de novos postos de trabalho e a minimização do desemprego.
As 44 horas semanais, somadas às horas extras são exaustivas. Devido a essa sobrecarga de horário os trabalhadores têm ficado cada vez mais doentes.
Outro ponto de grande relevância no debate da campanha salarial é a reposição da inflação e aumento real de salário, que não abriremos mão. Sabemos que os argumentos dos patrões serão muitos: a escalada da inflação, aumentos de custos e por aí vai.
Por outro lado, temos a nosso favor o crescimento da economia brasileira. Ela está apresentando crescimento com perspectivas positivas para os próximos anos. Além do mais, as indústrias gráficas têm produzido e vendido muito e podem absorver o impacto do aumento real de salários. Estamos reivindicando 6% de aumento real mais a inflação do período.
Estamos na luta também pelo fim da informalidade e do banco de horas. Repudiamos a informalidade porque é nociva aos trabalhadores. Ela retira os direitos consagrados por lei como o 13º salário, férias, FGTS e paga aos trabalhadores piso salarial inferior, em relação aos contratados devidamente. Vamos exigir as contratações imediatas de todos os biqueiros.
O banco de horas é usado por maus gestores para não pagar hora extra. Se na sua empresa é praticado o banco de horas sem assembléia realizada pelo Sindicato, ele é ilegal. Denuncie.
Os reajustes da cesta básica e do vale-compra também vão ter destaque na mesa de negociação. Segundo o DIEESE, nos últimos 12 meses a cesta básica teve um aumento em torno de 31%. Queremos esse índice incorporado ao valor da cesta e do vale.
No dia 27 de julho, no CERET, entregamos aos trabalhadores uma cartilha contendo os itens que constarão na pauta de reivindicação. Se você não tem este material, solicite no Sindicato. Leia, reflita, faça suas observações e compartilhe conosco.
Seu interesse e participação garantem o fortalecimento da campanha salarial e a legitimação da negociação com o sindicato patronal. Lembre-se, um Sindicato forte quem faz é você.
Marcio Vasconcelos é Presidente do Sindicato dos Gráficos de São Paulo