Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Celebrar a infância e lutar pelos direitos das crianças
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Artigos
Muito além do apelo comercial que encobre a data, o dia 12 de outubro envolve a celebração do que é ser criança, da brincadeira no parque, das travessuras no quintal de casa, dos olhos gulosos sobre a sobremesa, da curiosidade em descobrir e em viver o mundo. É hora de celebrar a infância e todos os momentos especiais que tornam esta fase da vida inesquecível.
Momentos que nós, sindicalistas da Força Sindical, procuramos fazer com que sejam as verdadeiras marcas da infância brasileira. O combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e a luta contra o trabalho infantil têm como base a preocupação em garantir que as crianças brasileiras tenham o direito de brincar, estudar, de viver plenamente o ‘ser criança’, longe da exploração e no seio de uma família – que tenha acesso às condições de trabalho decente – que lhe ampare, lhe dê carinho e proteção.
Essa preocupação está presente no trabalho da Secretaria da Criança e do Adolescente da Força Sindical, que cada vez mais procura envolver e mobilizar os esforços dos diversos sindicatos filiados a nossa central na luta para que o Dia da Criança possa ser plenamente vivido pelos filhos e filhas de trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.
Gleides Sodré, secretária Nacional da Criança e do Adolescente da Força Sindical e diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região