Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes fora da escola no País
quinta-feira, 17 de agosto de 2017
Artigos
Cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes, na faixa etária de 4 a 17 anos, estão fora da escola neste ano, conforme levantamento feito com base nos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Este número representa cerca de 6% do total de alunos do País. Alguns podem avaliar que este número é baixo, mas na verdade é muito preocupante, porque deveria ser zero. Todas as crianças deveriam estar em creches e escolas.
Um agravante é que estas crianças e adolescentes que estão fora da escola são exatamente os mais pobres, que moram em locais mais ermos. Isto mostra que os governos municipais, estaduais e federal continuam em dívida com a sociedade em termos de educação.
Países como o Japão e a Coreia do Sul, que viveram períodos de extrema pobreza, se transformaram em potências investindo em educação. Investimentos não significa apenas dinheiro, mas empenho, dar prioridade à educação.
A Força Sindical defende que lugar de criança é na escola, mas precisa ser uma escola de qualidade. No entanto, entendemos que esta luta não pode ser apenas dos trabalhadores, mas sim de toda sociedade. Vamos cobrar a inclusão de todos.
Neuza Barbosa de Lima
Secretária da Criança e do Adolescente da Força Sindical