Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Começa a luta pelo Trabalho Decente
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Artigos
Nós, da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul, fazemos parte da Comissão Organizadora da I Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente de Mato Grosso do Sul, que será realizado nos dias 17 e 18 de novembro. Representantes de outras centrais também foram incluídos nessa comissão e como representantes dos trabalhadores estamos conscientes de que a luta será dura para protegermos os interesses dessa categoria que sempre foi explorada pela força do capital.
Um de nossos primeiros desafios começa dia 1º de agosto, quando participaremos, a convite do Governo do Estado de MS e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), da “Oficina de Capacitação em Construção e Análise de Indicadores de Trabalho Decente”, que será realizado em Campo Grande.
Estaremos presentes nesse encontro e em todos os encontros que vão nortear a conferência estadual, que será preparatória para a Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente, que acontecerá em Brasília em maio de 2012.
Nós da Força Sindical Regional MS estamos conscientes de que precisamos contribuir para subsidiar a formulação de propostas de trabalho decente e ampliar ainda mais o debate sobre as políticas de emprego, trabalho e proteção social. Sabemos também que esta será uma grande oportunidade de discutirmos esses assuntos de maneira ampla e aberta com toda a sociedade. Podemos avançar muito na melhoria das condições de trabalho do cidadão e da cidadã sulmatogrossenses e brasileiros de uma maneira geral, ou não. Tudo vai depender do empenho de todos nós em todos os Estados onde serão realizadas as conferências regionais.
Depois, só nos restará defender com bravura as nossas propostas na conferência nacional que será realizada em 2012. Não temos dúvida de que as centrais sindicais representarão bem os trabalhadores nesse momento histórico em que estamos prestes a aprovar grandes mudanças em favor do trabalhador brasileiro, como a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução dos salários.
Companheiros sindicalistas de meu Estado e de todo o Brasil, vamos à luta e aproveitar bem esse novo campo de batalha que se aproxima. Vamos vencer para avançar!
Estevão Rocha dos Santos
Vice-presidente da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul;
Diretor da Fed. Trab. no Comércio e Serviços de MS – FETRACOM;
Presidente do SEAAC/MS