Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Compromisso, Ética e Plenitude
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Artigos
‘Quem você é fala tão alto, que não consigo ouvir o que você está dizendo’ – Ralph Waldo Emerson
Apostar no crescimento, desenvolvimento e no bem-estar da categoria é a forma de contribuir com a construção da identidade profissional, sendo esta a nossa missão em ajudar as pessoas no despertar de suas habilidades e potenciais.
A cada novo dia o recebemos absolutamente em branco, sem levar em conta o planejamento feito e este dia será preenchido somente com o que fizermos. Nada mais, nada menos.
Somos conduzidos a tarefas, atividades e compromissos que nem sempre são agradáveis, nem produtivos. Reagimos a pressões que muitas vezes nos deixam com um sentimento de impotência, sem saber ao certo se são verdades. Mas, acreditamos ser nosso dever, ou obrigação ou parte da vida.
Mas, tudo que faz parte da vida provém de nossas escolhas. Escolher mais coisas boas e recusar as ruins modifica toda a história. Quando o dia começa, como nada foi feito ainda, a não ser em nossa mente, nós podemos mudar este roteiro.
Podemos e somos capazes de modificar a história da profissão e carreira tendo como meta a ética e felicidade. Pois para reescrevê-la nos pontos que não estamos satisfeitos, basta a percepção que somos os autores.
Satisfação ou insatisfação, verdade ou mentira, vitória ou derrota, criatividade ou platitude, virtual ou real. Felicidade ou tristeza. Escolher o caminho mais fácil ou aquele que todo mundo está fazendo?
Verdade: só existe um lado e uma verdade. Por isso, que o excesso e a falta são características da deficiência moral. Bondade é uma só, maldade é múltipla.
Para esta escolha considere a Felicidade que é um combustível importante para quem pretende crescer na carreira. A sensação de fazer o que gosta e de estar bem consigo mesmo permite que a pessoa produza mais, destaque-se, e assim, habilite-se para a empregabilidade.
Pessoas felizes são melhores analistas, inovadoras e tomadoras de decisão.
Aristóteles, em sua Política, reportando-se à Ética, destaca que sua idéia de felicidade alia-se a identificação do melhor governo, compreendendo-se este melhor governo como aquele em que cada um encontra aquilo de que necessita para ser feliz.
Um Estado só pode ser feliz (na visão de Aristóteles) caso se mantenha nele virtude e prudência. Na vida coletiva, assim como na conduta individual entende o hábito como o grande princípio regulador da ação.
A virtude ética requer escolha, deliberação, discernimento. Todavia, não é fácil escolha. Ademais é possível errar de várias maneiras, ao passo que só é possível acertar de uma maneira.
É importante recordar que agir bem, compreende-se ser feliz, corresponde à realização de si, ou a tradução vida digna, vida do bem, autenticidade e ponderação.
São boas as ações que dirigem a condição humana ao exercício da sua plenitude ou da realização.
Uma vida bem sucedida depende de você. Isto porque as coisas que você faz são impulsionadas por aquelas coisas que você espera de você mesmo. E tudo aquilo que você espera de você mesmo é aquilo que você se torna.
As pessoas amam, valorizam e honram uma pessoa íntegra. A integridade tem a habilidade de trazer paz de espírito à vida de uma pessoa juntamente com propósito e qualidade de vida. Uma vida coroada de integridade é uma vida cheia de expressivas realizações e significados.
Integridade significa descobrir a singular combinação de dons e habilidades, e usá-los com o objetivo de alcançar o potencial máximo possível, beneficiando o maior número de pessoas ao seu redor. Significa descobrir aquilo que você faz de melhor e fazê-lo com compromisso, paixão, energia e plenamente.
Não há melhor caminho para o sucesso.
Feliz dia do Secretariado e sucesso para você!
Isabel Cristina Baptista, Presidente Sindicato das Secretárias de São Paulo – SINSESP