Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Congresso dos Químicos: Desafios, Objetivos e Metas
sexta-feira, 18 de julho de 2014
Artigos
Nos dias 21, 22 e 23 de julho, juntos com os nossos Sindicatos filiados, realizaremos a 8ª edição do Congresso da FEQUIMFAR, evento tradicional dos Químicos da Força, que conta com o importante apoio da Força Sindical, e da CNTQ.
Nos últimos anos, vivenciamos um amplo fortalecimento econômico do país, com destaque para a amplitude de direitos e benefícios conquistados pelo movimento sindical, que com suas lutas e campanhas salariais tiveram como principal consequência o aumento da mão de obra formal, num processo de valorização do emprego, que somado ao reajuste constante dos salários, com reposição da inflação e aumento real, possibilitou, junto a medidas sociais adotadas pelo governo, que milhões de brasileiros saíssem da linha da pobreza.
Como consequência desse processo evolutivo, muitas das necessidades e problemas, referentes a questões básicas de educação, saúde, segurança, transporte e qualidade de vida da população vieram à tona. Ou seja, o país não estava preparado em termos de infraestrutura, e ainda não está, seja para disponibilizar uma melhor logística de serviços à sociedade. Ressaltando também a ausência de uma discussão mais uniforme entre o próprio governo e o empresariado, com aqueles que representam a principal engrenagem de todo esse mecanismo, os seja, os trabalhadores e seus representantes legais.
Reafirmamos que, enquanto alguns fazem críticas infundadas e errôneas, e que, além disso, tentam impor interesses econômicos especulativos, continuaremos dar sequência ao nosso papel de agente fiscalizador e co-realizador, principalmente em relação a questões fundamentais para o movimento sindical, como a conquista de importantes leis em benefício à classe trabalhadora, como as que foram ratificadas nos últimos anos, a exemplo da que concede 10% do PIB para a Educação; a PEC do trabalho escravo, que expropria propriedade urbanas e rurais nas quais sejam encontrados trabalho escravo; a isenção de IR na PLR até R$ 6.000,00, a continuidade, até 2016, da Política Nacional de Valorização do Salário Mínimo, feita através de MP, e que ainda está no aguardo de uma votação no Congresso Nacional; no adicional de periculosidade para os vigilantes; na lei que regula o trabalho da empregada doméstica, mas que ainda precisa ser regulamentada.
Paralelamente a esse cenário, tivemos uma grande celeuma em relação à realização da copa do mundo, suas exigências, questionamentos, extravagâncias e, por que não dizer, méritos. E agora o Brasil se prepara para as eleições 2014, com cerca de 141,8 milhões de eleitores que irão às urnas para escolher o presidente da República, além de governadores, deputados federais, senadores e deputados estaduais. Um processo democrático que vem se consolidando ano após ano, e que é de extrema importância para a concretização do regime democrático, junto a propostas de um futuro melhor para a nação, interligadas à conquista de nossas atuais bandeiras de luta, como a redução da jornada para 40 horas semanais, sem perdas salariais, a ratificação da convenção 158 da OIT, o combate a rotatividade, a redução das taxas de juros, e pela adoção de um dialogo mais participativo, por um Brasil mais justo e menos desigual.
Reafirmarmos nosso otimismo frente a todo este cenário político, econômico e social, levando em conta todo o entusiasmo e sintonia que impera em toda a família química, representada por nossa Federação e suas entidades filiadas, na luta em defesa e por mais respeito aos direitos trabalhistas e sociais, que tão duramente foram conquistados, em beneficio do povo brasileiro.
Saudamos a todos os congressistas que irão participar deste 8º Congresso e conclamamos a todos os amigos e companheiros, a participar de mais este importante evento da família química, onde iremos debater e construir propostas, para referendar nosso lema por “Desafios, Objetivos e Lutas”, fortalecendo nossos sindicatos filiados, a categoria químico, em nome de toda a classe trabalhadora, em beneficio ao desenvolvimento da nação. Saudações Sindicais!
Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1º Secretário da Força Sindical