Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Cuidador de idosos, uma profissão em alta
terça-feira, 6 de novembro de 2018
Artigos
O envelhecimento da população brasileira é um fenômeno recente, com muitos efeitos colaterais. Hoje, cerca de 15% dos brasileiros são considerados idosos. Dados recentes do IBGE mostram que entre 2012 e 2016 o grupo de idosos (pessoas com mais de 60 anos) cresceu 16%, enquanto o de crianças (entre zero a 13 anos) caiu 6,7%. Em resumo: existem hoje mais de 30 milhões de idosos no país.
Uma das consequências desse crescimento é que a profissão de cuidador de idosos está em alta. Segundo estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), o número de cuidadores passou de 5.263 em 2007 para 34.051 em 2017; alta de 547%. Estes dados levam em conta somente os que trabalham com carteira assinada.
O SinSaudeSP representa estes trabalhadores e tem acompanhado sua evolução no mercado. Mesmo em tempos de crise, os serviços de saúde são os últimos a serem cortados. Quem tem um idoso em casa sabe da importância do cuidador.
Com a crescente demanda por estes profissionais, aumentou também o número de pessoas que buscam cursos na área. Conhecedor da necessidade da formação profissional para os cuidadores, o SinSaudeSP promoveu recentemente, com sucesso, um curso de qualificação e pretende realizar outro muito em breve. Aguarde mais informações pelas Redes Sociais.
José Lião de Almeida, presidente do SinSaudeSP