Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Desafios da presidente eleita
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Artigos
A presidente eleita Dilma Rousseff terá de enfrentar um grande desafio assim que tomar posse em janeiro de 2011: aprofundar as políticas sociais, romper o atraso educacional, tratar as diferenças de forma diferente para buscar a equidade, e por último, romper também a barreira do preconceito contra as mulheres.
Além de consolidar as mudanças ocorridas durante os dois mandatos do Governo Lula, a primeira mulher presidente do Brasil terá de avançar nas reformas que constam da “Agenda da classe trabalhadora”.
O documento elaborado pelas centrais sindicais e aprovado pelos trabalhadores na Conclat, de julho deste ano, aponta para a necessidade de se criar um projeto de desenvolvimento para o país com soberania e valorização do trabalho.
Eleita pelo povo e com forte apoio dos trabalhadores e de suas entidades de classe, Dilma terá de se comprometer com as nossas reivindicações, orientando sua base parlamentar a apoiar as demandas populares.
O povo e os trabalhadores querem um governo comprometido com o crescimento da economia, com a distribuição de renda, com o fortalecimento do mercado interno e com políticas redistribuitivas.
Porém, ainda convivemos com um déficit social que precisa ser superado. Podemos mudar este cenário desde que o crescimento do Brasil seja orientado para a ampliação do mercado interno, com um forte consumo de massa, com geração de emprego e ampliação da renda do trabalho.
Os trabalhadores, a presidente eleita e o Congresso Nacional vão precisar também de manter a política de recuperação do salário mínimo, aprovando o projeto de lei que materializa o acordo das centrais com o Governo Lula.