Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Desafios dos trabalhadores do Pará
segunda-feira, 4 de setembro de 2017
Artigos
Neste ano nós, trabalhadoras e trabalhadores, estamos enfrentando muitos desafios, como a crise econômica, a nova lei trabalhista e a terceirização, além da reforma da Previdência. Tudo isto tem influenciado nas negociações da Convenção Coletiva.
O Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis e Motéis de Ananindeua (PA) fechou o acordo salarial com reajuste de 4,27% para os empregados em motéis, e ainda falta fechar o acordo na área de hotéis.Tenho explicado à categoria (a maioria formada por mulheres) que o reajuste foi o possível, e que, neste momento, a prioridade é preservar o emprego, porque a retomada da economia é lenta e o impacto da crise ainda é cruel.
Os(as) trabalhadores(as) perguntam sobre a nova lei trabalhista, que é uma medida assustadora e mexe com a cabeça de todo mundo. Ninguém entende direito o que virá, mas os patrões estão felizes.
Falo aos trabalhadores sobre a importância da filiação ao sindicato e de estarmos unidos para encararmos as novas regras, diferentes de tudo o que vivenciamos até agora.
Como secretária da Mulher da Força Sindical-PA, vamos desenvolver atividades no “Outubro Rosa”, para a prevenção do câncer de mama, no “Novembro Azul”, sobre o câncer da próstata, e, em dezembro, o mês da “Consciência Negra”.
Clara Borges, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis e Motéis de Ananindeua, Pará