Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Desrespeito ao Consumidor, desrespeito ao trabalhador…
sexta-feira, 10 de abril de 2015
Artigos
Em horário nobre, no Jornal Nacional exibido pela rede Globo no dia 7 de abril, assistimos uma matéria referente à lei que proíbe a entrega de embalagens plásticas para transporte de alimentos e produtos em geral no comércio em São Paulo. Uma lei que, além de desrespeitar os direitos dos consumidores, impõe a venda de novas embalagens pelas lojas e supermercados aos próprios consumidores.
A reportagem mostra a confusão criada e mostra a revolta da população com o caráter injusto dessa medida, que serve, principalmente, de interesse aos ganhos das grandes redes varejistas e aos empresários do comércio como um todo, em detrimento a população, principalmente para a sua parcela mais humilde, que não tem condições de comprar embalagens específicas para o descarte do lixo e até mesmo para o transporte de suas compras.
Uma lei imposta que ignora questões de máxima importância, como a educação ambiental, e que também desrespeita os direitos dos consumidores.
E fora todas essas consequências, precisamos ainda conviver com uma das mais graves situações que se resulta num processo negativo dessa lei, que vem de encontro a estabilidade social e econômica, visto o estrago causado ao setor industrial produtivo, que fabrica as embalagens, em que pese o enorme número de demissões, e que agora deverão crescer ainda mais. Dados do setor nos mostram que mais de 18 mil trabalhadores estão diretamente envolvidos na fabricação das sacolinhas. Ou seja, é um contrassenso dos governos e autoridades, visto a própria crise que ultimamente já vem se abatendo sobre a sociedade brasileira.
Nos últimos anos, a FEQUIMFAR e seus Sindicatos filiados, com o apoio de sua central, a Força Sindical e da CNTQ, vem participando de uma série de reuniões e embates relacionados à proibição do uso das sacolinhas. Nossas mobilizações conseguiram barrar por algum tempo essa ânsia gananciosa e especuladora de determinados grupos empresariais. Muito nos entristece e revolta o descaso dos governantes com os direitos da população e o emprego dos trabalhadores.
Mas não podemos nos dar por vencidos, e por isso continuaremos de todas as formas a reagir contra essa imposição. A Luta continua companheiros!
Sergio Luiz Leite,presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical