Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Dia do Técnico de Segurança do Trabalho
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Artigos
No dia 27 de novembro, o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho. Esta classe profissional exerce papel de vital importância para o meio social. Estes profissionais são designados para encontrar soluções adequadas para defender os trabalhadores contra os riscos do ambiente de trabalho, defendendo assim a integridade humana e assegurando a produtividade do trabalhador.
É importante frisar a distinção entre curso de informação e de formação. Sem tirar os méritos do primeiro. Este tem a importância de atingir os administradores, que por vezes não dão a devida importância a determinados problemas, prejudicando o desempenho das atividades de seus subordinados.
O curso de formação do técnico de Segurança do Trabalho visa atribuir a este profiissional conhecimento fundamental que possibilitem adquirir a mentalidade
de segurança voltada para a defesa do trabalhador e sua produtividade.
A luta para fazer valer os direitos dos Técnicos de Segurança do Trabalho foi de suma importância pelo papel que estes profissionais exercem para o bom funcionamento e produtividade dos trabalhadores.
Conhecida em um primeiro momento como Supervisores de Segurança do Trabalho, esta profissão despertou grande interesse em nossos governantes. Assim, o Ministério do Trabalho decidiu importar o curso, e escolheu a Fundacentro como a entidade para ministrá-lo.
Em 27 de Julho de 1972, a portaria 3236/72 instituiu a grade curricular da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, para o curso de Técnico de Segurança do Trabalho, já com o termo “supervisor” substituído por “técnico”.
A princípio, o curso teve ligação direta com a área da saúde, mas em pouco tempo, foi necessária a presença do profissional na avaliação de riscos em outras áreas, como Física, Química, Ergonômica, Biológica e Mecânica.
“O curso da FUNDACENTRO foi pioneiro aqui no Brasil e considerado o melhor da época em todos os sentidos. Foram formados aproximadamente 100 mil profissionais capacitados e prontos para entrar no mercado de trabalho”, comenta Sônia Bombardi, chefe do setor de educação da FUNDACENTRO.
Em 27 de novembro de 1985, a responsabilidade de formar técnicos de segurança foi transferida para o Ministério da Educação (MEC), pela Lei 7.410. A partir daí, cessariam as atividades da FUNDACENTRO referentes a este curso.
Atualmente há uma infinidade de escolas oferecendo o curso, mas nem todas são aprovadas pelo MEC. Atualmente encontramos até cursos de formação à distância, o que é totalmente inviável pela necessidade da vivência e realização de ações práticas e atividades de campo”.
Outro ponto importantíssimo na luta dos sindicatos de todo país, é o piso salarial. No Amazonas temos um piso assinado na CCT 2011/2012 com o SINDUSCON-AM Sindicato da construção civil do Amazonas, estamos em negociação com a Industria, nem todos os estados têm um piso adequado de acordo com a demanda estabelecida pela classe.
O Dia do Técnico de Segurança não será somente de comemorações. Não satisfeitos com suas condições, os representantes do SINTEST-AM ( Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado do Amazonas) irão às ruas em protesto, com o objetivo de exaltar a importância destes profissionais para a sociedade, além de estabelecer políticas públicas em SST.
O SINTEST-AM parabeniza todos os profissionais desta área tão importante no cotidiano de qualquer empresa, com significância do mercado. O papel do técnico de seguranca precisa ser posicionado como imprescindível já na elaboração de qualquer trabalho de risco e respeitado financeiramente. No dia 26/11 estaremos promovendo um café da manhã com os TST do Amazonas, esperamos nossos profissionais compareçam.
Aldemir Amaral Montenegro Filho
Coordenador da Secretaria Estadual de Saúde e Segurança no Trabalho da Força Sindical-AM