Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Dia do Trabalhador – Iremos resistir!
quarta-feira, 2 de maio de 2018
Artigos
O 1º de Maio é um marco das grande lutas dos trabalhadores. O massacre que aconteceu nesta data, em Chicago, em 1886, terminou com seis mortos, 50 feridos e mais de 100 trabalhadores presos. Durante uma manifestação que reivindicava melhoria das condições de trabalho, vários tiros foram disparados e bombas foram arremessadas contra a multidão.
No Brasil, esta data foi consolidada em 1925. Porém, foi no governo de Getúlio Vargas que as principais medidas em benefício e proteção do trabalhador passaram a vigorar, com a publicação da CLT.
Estamos em 2018, mas parece que voltamos aos tempos sombrios de 1925. O Brasil segue desgovernado. As denúncias, prisões e escândalos não param de surgir. O resultado disso é desequilíbrio econômico, político, jurídico e ético. Esse cenário resultou em uma batalha para mantermos nossos direitos. É preciso união das forças progressistas para podermos lutar por nossas reivindicações.
Continuaremos na luta contra a Reforma Trabalhista, um projeto que executa o desmonte de direitos conquistados ao longo da história pelos trabalhadores brasileiros. A reforma cria um balcão de negócios dos direitos trabalhistas; cria mecanismos para individualizar cada vez mais a relação de trabalho, reduzindo assim a força de pressão dos trabalhadores; regulamenta o trabalho intermitente, que é a liberação do contrato por horas de trabalho, sem garantias; dificulta o acesso à Justiça do Trabalho; retira a obrigatoriedade de homologação sindical nas rescisões; acaba com o imposto sindical, com a clara intenção de enfraquecer as entidades e o poder de negociação dos trabalhadores; além de liberar gestantes e lactantes para trabalharem em ambientes insalubres.
Precisamos refletir sobre o significado de nossas ações e homenagear aqueles que ofereceram suas vidas para que esses objetivos fossem alcançados. A luta deve continuar, mas só será possível se tivermos resistência política e coragem de enfrentar o capital com muita mobilização. De uma coisa eu tenho certeza: não encontrarão nenhum tipo de fraqueza por parte dos trabalhadores. Iremos resistir!
Viva o Dia do Trabalhador!
Emerson Gomes – Presidente da Força Sindical-BA