Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Dia Internacional da Igualdade Feminina
terça-feira, 27 de agosto de 2013
Artigos
Dia 26 de agosto é comemorado o dia internacional da Igualdade Feminina, porque ainda precisamos de datas para lembrar governos e sociedade que o equilíbrio entre os gêneros está longe de ser alcançado.
Dentre as diversas discussões relativas à diversidade humana, a questão da igualdade de gêneros segue em passos lentos para uma solução definitiva. As diferenças entre homens e mulheres em uma sociedade patriarcal como a nossa, ainda são cultivadas no dia a dia por ambos os sexos, dentro da sociedade que veste diariamente uma máscara de “sem conflitos”, “sem racismo”, de “aceitação do outro”; dentro da família que ensina que “meninos podem” e “meninas não podem”.
A igualdade entre homens e mulheres constitui um dos princípios fundamentais de uma sociedade justa, mas não é algo que nasce espontaneamente, por isso é preciso fazer leis para implementá-la. A igualdade não existe por si só, cabendo a todos e a cada um infundi-la, reforçá-la e lutar por ela. A igualdade também não significa necessariamente que homens e mulheres sejam “iguais” em tudo. Pelo contrário, são bem diferentes, mas as diferenças devem ser respeitadas e por conta disso devem ter condições adequadas e favoráveis ao seu desenvolvimento pessoal e público, de modo que ambos possam alcançar os mesmos patamares.
Assim, cada uma destas datas torna-se uma chance para que os movimentos de mulheres discutam os avanços conquistados, meçam o que ainda falta buscar, cobrem atitudes dos poderes públicos, ao mesmo tempo em que os governos prestem contas e avaliem suas ações, tudo isto feito publicamente para que o maior número de cidadãos possa tomar conhecimento do que acontece em relação à questão de gênero neste momento histórico, possa ser esclarecido, possa perceber o que conquistamos e o que nos falta.
É um longo caminho, um caminho para frente, um caminho sem volta!
Helena Ribeiro da Silva: presidenta do Seaac de Americana e Região e diretora da Secretaria Geral da FEAAC