Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Dia Internacional da Mulher: conquistas e desafios
quinta-feira, 8 de março de 2012
Artigos
O Dia Internacional da Mulher (dia 8 de março) é uma data especial que deve ser lembrada por todos nós – homens e mulheres – como um dia de luta, mas também de esperança de que as trabalhadoras conquistarão benefícios considerados vitais para que possam desempenhar suas funções em seus empregos e de terem vidas dignas.
Hoje, a Força Sindical, da qual sou 1º vice-presidente, realiza uma passeata no centro de São Paulo junto com as demais centrais e movimentos sociais em comemoração ao Dia da Mulher e na defesa das bandeiras, como obrigatoriedade da licença-maternidade de 180 dias, pela aprovação do PL da Igualdade, ratificação da ratificação 189, da OIT, que trata dos direitos das trabalhadoras domésticas e o fim da violência contra mulher com a implementação da lei Maria da Penha.
Refutamos a violência contra as mulheres e consideramos que esta é uma batalha diária para mudar a cultura do País para que possa prevalecer a paz entre mulheres e homens.
Nas últimas décadas, as mulheres conseguiram muitos avanços, como o voto feminino, mais espaço no mercado de trabalho, muitas são chefes de família. No entanto, alguns direitos que são considerados fundamentais e ainda não foram conquistados, como receber o mesmo salário que os homens porque desempenham as mesmas funções.
No último dia 6, o Senado aprovou multa para empresa que pagar salário menor a mulheres. A multa pode chegar a cinco vezes a diferença salarial devida. A iniciativa é boa, mas por enquanto é só um projeto de lei.
Para tornar realidade depende da mobilização das mulheres que podem contar com nosso apoio. Conseguimos no ano passado aprovar na convenção coletiva dos trabalhadores da indústria de doces que homens e mulheres devem ganhar salários iguais. Vamos insistir para fechar acordos coletivos com este item em todos segmentos na indústria da alimentação.
Aproveitamos para cumprimentar todas as mulheres, em especial, as diretoras e funcionárias da Fetiasp, dos sindicatos filiados e das trabalhadoras de nossas bases.
Melquíades de Araújo,presidente da Fetiasp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de S.P e 1º vice-presidente da Força Sindical)