Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Dia Internacional da Mulher – Nenhum direito a menos
segunda-feira, 7 de março de 2016
Artigos
8 de Março, Dia Internacional da Mulher, não é apenas uma data para ser lembrada com comemoração. Na maioria dos países são realizadas conferências, debates, cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual.
Muito foi conquistado, mais muito ainda há para ser modificado nesta história. Mesmo com todos os esforços e avanços as trabalhadoras ainda sofrem em muitos locais com baixos salários ,violência masculina,e jornada excessiva, assédio sexual e moral.
No espaço sindical, muito ainda precisa ser feito,especialmente porque somos em grande número nos locais de trabalho e quando atuamos no movimento sindical poucas ocupam cargos de destaque. É preciso uma reformulação urgente nos estatutos para que tenhamos de fato e de direito nossa representação respeitada, com participação igualitária.
Mesmo enfrentando dificuldades, não devemos desistir da luta.
Nos vários papéis que desempenhamos como mulher,trabalhadora,mãe esposa,guerreira,que na luta dia a dia, muitas são chefes de seus lares, não desistam: exijam sempre respeito,não aceitem serem submetidas a discriminações ou violência. Procurem conhecer e fazer valer seus direitos.Nenhum Direito a Menos.
Sempre é bom lembrar que as conquistas que hoje desfrutamos foram frutos de mobilizações. Em 1857 nos EUA, as operárias ocuparam uma fábrica reivindicando melhores condições de trabalho,redução de cargas diárias de trabalho de 16 horas para 10 horas, equiparação do salário, tratamento digno no ambiente de trabalho. Foram reprimidas, trancadas e a indústria foi incendiada onde morreram 130 artesãs.Somente em 1975, através de um decreto a data foi oficializada pela ONU.Passou a data a ser reconhecida como Dia Internacional da Mulher
Já a mulher brasileira tem como marco o dia 24 de fevereiro de 1932 onde foi instituído o voto feminino, conquistaram o direito de votarem e ser votadas para cargos no executivo e no legislativo.
Neuza Barbosa de Lima
Secretária de Relações internacionais da Fetiasp ( Federação dos Trabalhadores Nas Indústrias da Alimentação do Estado de São Paulo e da CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação)
Vice- presidente da Rel UITA (União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação)