Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Dia Internacional da Mulher será comemorado no dia 6
terça-feira, 3 de março de 2009
Artigos
Neste ano vamos comemorar o Dia Internacional da Mulher dois dias antes da data oficial, que é 8 de Março. Será no dia 6, a partir das 14 horas, no Palácio do Trabalhador. Será uma comemoração conjunta da Força estadual de São Paulo, com o apoio da Força Nacional.
Nós mulheres temos inúmeros desafios. Escolhemos como prioridade a defesa da igualdade salarial entre mulheres e homens; o combate a violência contra a mulher e, a soberania alimentar, além do Trabalho Decente.
Entendemos que os sindicatos devem incluir nas pautas de reivindicações que são negociadas com os patrões, a igualdade salarial porque as mulheres ganham até 30% menos que os homens. Os empregadores resistem a atender nossas reivindicações, mas devemos insistir nelas. Hoje, a Constituição fala em igualdade, mas de forma muito genérica. No entanto, são nas funções desempenhadas entre homens e mulheres que aparecem as diferenças.
A diferença fica clara ao comparar os salários das trabalhadoras com os dos trabalhadores que ingressam na empresa por concurso público. O salário de ingresso é igual, mas comprovamos a diferença ao longo dos anos.
Outra medida importante é que a violência contra a mulher precisa ser denunciada sempre. Temos o amparo da Lei Maria da Penha, o que é um benefício, mas temos que acabar com a violência dos homens contra a mulher.
Quanto a segurança alimentar precisamos impedir o monopólio na produção de alimentos. Vamos evitar que grandes grupos ditem o que devemos comer e a qualidade dos produtos que ingerimos.
Neuza Barbosa, Secretária da Secretaria Nacional da Mulher da Força Sindical