Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Dia Internacional das Mulheres!
quarta-feira, 7 de março de 2012
Artigos
8 De Março, esta data tem história!
No Brasil, neste simbólico e especial dia, além de inúmeras outras vitórias, as mulheres comemoram 80 anos da conquista do direito de voto.
Em 1910, na ll Conferencia Internacional de Mulheres Socialistas, realizada nos dias 26 e 27 de agosto em Copenhague, Dinamarca, foi aprovada a proposta de realizar uma Jornada Internacional para incentivar a organização das mulheres na luta pelo direito ao voto.
O Congresso marcou as manifestações em todo o mundo para o dia 8 de março em homenagem às 129 tecelãs da fabrica de Tecidos Cotton, em Nova York, que foram mortas em um incêndio criminoso dentro do próprio estabelecimento, em 1857, quando paralisaram o trabalho pelo direito a uma jornada de 10 horas. No dia 8 de Março de 1911, mais de um milhão de mulheres se manifestaram na Europa.
Esta data, hoje comemorada em todos os países, está mundialmente vinculada à luta das mulheres por melhores condições de trabalho, por uma sociedade justa e igualitária e pelo direito a uma vida digna e sem violência.
Neste dia celebramos os avanços e comemoramos as conquistas econômicas, sociais e políticas alcançadas em vários países pelas mulheres. Refletimos também sobre a discriminação e as desigualdades que ainda enfrentamos diariamente.
O relatório da ONU confirma que mais de 180 países, inclusive o Brasil, já ratificaram a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação (CEDAW) e as quatro Convenções da OIT que tratam da Igualdade de Remuneração – 100, da Discriminação no Emprego e na Ocupação – 111, do Trabalho com Responsabilidades Familiares – 156, e de Proteção a Maternidade – 183.
Apesar dos avanços Nacionais e Internacionais no marco regulatório de proteção e promoção da igualdade de oportunidades, as mulheres continuam a sofrer violência e discriminação no trabalho e na sociedade. Segundo a OIT, Organização Internacional do Trabalho, não há um só país que tenha alcançado a igualdade salarial entre homens e mulheres. O relatório ‘Igualdade no Trabalho: Um Desafio Contínuo’ seguimento da Declaração dos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, apresentado em Genebra, na Conferencia Internacional do Trabalho em 2009, constatou que na maioria dos países o salário recebido pelas mulheres, por trabalho de igual valor, representava em média entre 70% e 90% dos salários recebidos pelos homens.
A discriminação que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho é fruto da “divisão sexual do trabalho”, que resulta em desigualdades no acesso aos postos de trabalho. As práticas discriminatórias refletem nas diferenças salariais, na segregação em funções femininas com salários mais baixos, trabalhos precários no setor informal, nos índices de maior desemprego e na dupla discriminação das mulheres negras. Mesmo com um nível de escolaridade maior que os homens, as mulheres recebem salários inferiores.
A igualdade de remuneração e a não discriminação é um Direito Fundamental no Trabalho. A igualdade de gênero e raça é uma questão de justiça social e superação da pobreza. Enfrentar esta situação e reverter este quadro é o nosso desafio. Promover Campanhas de igualdade salarial e incluir esta questão como prioridade na Agenda Nacional de Negociação Coletiva do movimento sindical no Brasil, e fortalecer a organização das mulheres nos Sindicatos e na Força Sindical para enfrentar esta violência é o nosso compromisso.
Mulheres, vamos à luta!
Viva o Dia Internacional das Mulheres!
Nair Goulart,
Presidente da Força Sindical Bahia
Presidente Adjunta da CSI