Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
terça-feira, 16 de junho de 2015
Artigos
No dia 15 de junho comemoramos o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa sensibilizar a sociedade para um problema que, em maior ou menor intensidade, se faz presente em todas as nações do mundo: a violência contra os idosos. O objetivo da data, além de um efetivo combate a essa prática, é criar uma consciência mundial de sua existência e, ao mesmo tempo, difundir a ideia de que não a aceitemos como sendo uma coisa dentro da normalidade.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, os idosos (população com 60 ou mais anos) já representavam 13% da população brasileira, totalizando 26,1 milhões de idosos no País. Desse total, 51,5% representavam a parcela de mulheres idosas.
E a violência contra os idosos não se resume apenas à violência física. Negligência, descaso, abandono – por parte de familiares ou instituições –, violência sexual, psicológica, econômico-financeira e patrimonial, são algumas das tantas outras formas impingidas contra as pessoas idosas, prejudicando de forma brutal sua saúde mental e sua qualidade de vida.
Aposentadorias e pensões de valores baixos, que impedem que os idosos tenham acesso a medicamentos – principalmente os de uso contínuo – caros, assim como a falta de opções de lazer e culturais, são outros fatores que restringem a inserção desse segmento em uma vida social mais abrangente.
Em síntese: todos, no Brasil ou em qualquer parte do mundo, precisam estar conscientes de que as pessoas idosas têm direitos que devem ser respeitados, são cidadãos(ãs) que dedicaram grande parte de suas vidas para o desenvolvimento do País em que vivem, e não podem ser marginalizados pela sociedade. Devemos lutar para que toda a violação aos seus direitos seja punida no rigor da Lei.
Valorizar as pessoas idosas é abrir uma porta para que, mais para a frente, daqui a anos, nossos filhos e netos, quando envelhecerem, possam sentir-se parte integrante de uma sociedade mais justa e igualitária, sem preconceito ou desrespeito. E combater a violência contra a pessoa idosa é uma das chaves que abre essa porta.
Maria Auxiliadora dos Santos
Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical