Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Diga não a terceirização!
segunda-feira, 6 de janeiro de 2014
Artigos
Passados sete anos foi ressuscitado o lamentável Projeto 4.330 de 2004. Se aprovado será o maior retrocesso da legislação trabalhista desde a aniquilação da estabilidade pela ditadura militar.
O projeto foi pensado para criar uma categoria inferior de trabalhadores que terão salário 27% menor do que é pago pelos trabalhadores de hoje, conforme levantamento do Dieese. Já se disse que o sonho do capitalista é ter uma empresa sem empregados. E é isso que o projeto traz permitindo a terceirização amplíssima, configurada pelas palavras mágicas adotadas, em atividades inerentes, acessórias e complementares, ou seja, também na atividade-fim. E permite até a quarteirização, ou seja, a empresa interposta, por sua vez, terceirizar sua própria atividade.
Desse modo os sindicalistas devem assumir um compromisso com a classe trabalhadora e dizer Não ao Projeto. Melhor ainda, cobrar do deputado que teve seu apoio o compromisso de votar aberto pela sua rejeição deste projeto, que precariza as relações de trabalho e retira direitos dos trabalhadores.
Melquíades de Araújo,
1º vice-presidente da Força Sindical