Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
E a vaca tossiu!
quinta-feira, 15 de janeiro de 2015
Artigos
Na campanha pela sua reeleição, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que “nem que a vaca tussa” ela tiraria direitos dos trabalhadores. Não demorou semanas para que editasse, na virada do ano, as Medidas Provisórias 664 e 665 que não apenas mexem com direitos, como muda alguns deles como o seguro desemprego, abono salarial (PIS-Pasep), seguro defeso, auxílio reclusão, pensões e auxílio doença. E essas mudanças, é obvio, são penosas para o trabalhador brasileiro.
Ficamos ainda mais estarrecidos quando a nossa presidenta, em seu discurso de posse, em 2015, depois de anunciadas essas famigeradas medidas provisórias, ainda persistiu com o mesmo discurso de manutenção dos direitos dos trabalhadores. Ou seja, ignorou completamente o assunto que deixou o Brasil inteiro apavorado, como se nada de mais tivesse acontecido.
Essa postura chega a ser ofensiva principalmente para o movimento sindical brasileiro que está sempre em alerta geral na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. Dilma Rousseff fere nossa inteligência ao nos subestimar tanto a ponto de achar que suas famigeradas medidas provisórias não afetariam o bolso do pobre trabalhador brasileiro.
Louvável a iniciativa das centrais sindicais – Força Sindical, CUT, UGT, CTB, CSB e Nova Central – de somarem forças para rebater essas ações do Governo Federal, conclamando o Brasil para ir às ruas dia 28 de janeiro, Dia Nacional de Lutas por Emprego e Direitos.
Cabe agora a cada um de nós, cada sindicalista, em cada canto deste grande Brasil, fazer a sua parte e divulgar essas mazelas do Governo e possíveis novas ameaças que só são bloqueadas se o povo for para as ruas, para protestar, mostrar sua indignação, mostrar sua força. Aí então o governo recua. Precisamos fazer a nossa parte de conclamar o povo para ir às ruas e fazer grandes movimentos por todo o Brasil, em protesto às ameaças que o governo “novo” faz com seu povo.
Vamos à luta companheiros! Dia 28 de janeiro, Dia Nacional de Lutas por Empregos e Direitos. Essa luta é nossa! É de todos nós!
Adauto Cândido de Almeida, diretor da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul