Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
É preciso ficar alerta. Estão mexendo nos nossos direitos
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Artigos
Um dos principais desafios colocados hoje às lideranças sindicais e aos movimentos sociais é a expectativa da insegurança política e jurídica em que vivemos. Existem manobras de setores reacionários que tentam, muitas vezes, na calada de bastidores obscuros, corroer direitos dos trabalhadores ativos e aposentados conquistados com muita luta, ao longo de décadas, em verdadeiras batalhas sangrentas, com o custo de muitas vidas de saudosos companheiros.
Nós do setor saúde, a toda hora e em todas as lutas, muito sofremos. Casos registrados em todo o país demonstram a incompetência de gestores públicos e privados e as mazelas dos governantes, como pacientes jogados nos corredores e no chão de hospitais precários e superlotados. Tragédias cotidianas de dor e humilhação do povo brasileiro. Fatos como estes faz-nos, mesmo com lágrimas nos olhos, cada vez mais partir para a luta contra este caos e abandono no qual a população mais carente está lançada.
Se tudo isso não bastasse, essa gente mal intencionada e bem articulada está se movimentando para suprimir direitos fundamentais dos trabalhadores e aposentados. Estão em andamento dezenas de projetos de leis altamente prejudiciais para os trabalhadores, como por exemplo, a reforma golpista da CLT, terceirização, inclusive em atividades fins, rejeição das Convenções 151 e 158, da OIT, fórmulas inaceitáveis que dificultam e reduzem as aposentadorias e as pensões, e o pior: a presidente Dilma desonra acordo avençado pelo ex-presidente Lula com as centrais sindicais, no sentido de garantir aumentos reais nos valores de todas as aposentadorias. Em direitos não se mexe, mas é preciso lutar. Não fique aí parado: vamos todos unidos defender o que é nosso!
Joaquim José da Silva Filho, Secretário-geral do Sinsaude-SP