Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
É preciso vencer o preconceito
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Artigos
O câncer de próstata tem crescido assustadoramente no país, de acordo o Ministério da Saúde, o número de novos casos pulou de 51 casos novos a cada 100 mil homens, para 69.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, um em cada seis homens com idade acima de 45 anos pode ter a doença sem nem sequer saber disso. E sabe qual o maior problema? Não, não é o tratamento e sim o preconceito.
O exame de toque ainda é visto com tabu para a maioria dos homens, que ao ignorar o exame, consequentemente ignora a doença.
O câncer de próstata já é duas vezes mais frequente do que o câncer de mama no Brasil e por isso, novas campanhas tentam sensibilizar os homens para deixar de marra e fazer o exame do toque, que ainda é o mais eficaz para um diagnostico precoce.
Esse exame por mais desconfortável que possa ser, é um exame simples, rápido e indolor.
É preciso conscientizar os homens, pois o câncer de próstata ainda é o câncer mais curável que existe no homem, desde que seja detectado no início. Uma das armas para pegar essa doença é o exame de sangue e o toque. Mas um não substitui o outro, eles são complementares.
Companheiro! Você que tem mais de 40 anos, faça os exames regularmente e se proteja, use as armas que tem e evite o câncer de próstata, de pele, mama e assim como outras doenças, como diabetes, hipertensão, disfunções digestivas.
Luiz Bittencourte
Sec de Saúde da Força SC